Dia Nacional do Voluntariado

Em alusão ao Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), começo parabenizando todos os voluntários. Pessoas que ajudam a melhorar nosso mundo. Pessoas que usam seu tempo e talento em prol de um mundo um pouco mais justo.
Poucos sabem sobre a data, poucos irão comemorar, mas o que importa de verdade é que os voluntários sabem deste dia e que tem gente tentando fazer este dia ser mais valorizado em várias partes do Brasil.
Mas por que valorizar este dia? Não é para endeusar os voluntários e os fazer parecer super qualquer coisa, a intenção é fazer que muitos saibam da importância do trabalho voluntário.
Para aqueles que não sabem e para relembrar aqueles que sabiam, o voluntariado é a origem de todas as organizações sociais no Brasil e no mundo, sempre uma organização social começa da união de algumas pessoas interessadas em uma causa que se juntam para fazer algo em prol dessa causa, assim começam as organizações sociais.
Como já escrevi nesta coluna, o próprio terceiro setor tem esquecido de falar e fazer o voluntariado aparecer mais, muitos são os eventos do terceiro setor que hoje se preocupam, com prestação de contas, ética, contabilidade, MKT, leis e algumas coisas até pouco desconhecida do terceiro setor como compliance, captação, contratos, BSC, metas, etc, tudo isso muito importante para a gestão das OSC’s, mas pouco se fala no VOLUNTARIADO que tanto ajuda e ajudou as OSC’s a chegarem até aqui.
As empresas têm feito um papel importante neste processo de disseminação do voluntariado, mas nós do terceiro setor temos que fazer nossa parte, até por reconhecimento as nossas origens. Temos que falar de voluntariado em nossos eventos pois ele é adaptável a todos os tipos de assunto, temos que falar de voluntariado com os atendidos das OSC’s, pois eles sabem que tem voluntários atuando, mas precisam entender o que eles fazem e por que fazem.
Somos todos responsáveis por esta disseminação de informação e formação.
O dia 28 de agosto tem este papel, de lembrar que o voluntariado é muito relevante na história e na atualidade das OSC’s.
Vamos fazer esta data valer a pena e não ser somente um uma data comemorativa no calendário entre outras centenas de datas que passam quase sempre despercebidas no decorrer do tempo.
Parabéns voluntários, junte-se a nossa corrente de divulgar e atrair mais amigos para nossas causas.