Editorial : Dias mais longos estão a caminho

Ele está chegando! Aguardado ou “odiado”, neste domingo (15) começa o horário de verão. Para as pessoas que pensam que a única mudança é adiantar uma hora nos ponteiros do relógio, saibam que não é bem assim: especialistas afirmam que o relógio biológico sai do ritmo que está acostumado e o corpo sente o impacto dessa privação do sono. Mesmo que de apenas uma hora diária.
Tanto é real a situação, que alguns neurocientistas recomendam a mudança de hábitos buscando amenizar os efeitos desses impactos: tentar dormir um pouco mais cedo; abrir as cortinas para deixar que a luz solar entre e desperte as pessoas; e também evitar o consumo de cafeína e estimulantes à noite, por exemplo.
Ainda segundo especialistas, é importante sinalizar para o cérebro sobre a mudança, facilitando a adaptação ao novo horário. Lembrar de acender as luzes, já que do lado de fora ainda estará escuro também é uma boa tática. Esse ‘recado’ também vale para a noite. Isto é, avise o cérebro que o dia terminou, evitando a exposição à luz.
A mudança no relógio vale para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil – e seguem o terceiro domingo de fevereiro de 2018. As regiões que não se aderem à mudança são: Norte e Nordeste.
O programa foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932 e vem sendo adotado continuadamente desde 1985. O governo chegou a cogitar o fim do horário de verão, mas optou por manter, já que o objetivo é economizar energia em função do maior aproveitamento do período de luz solar.
No domingo, adiante seu relógio e mude alguns hábitos!