Vanguarda Literária : DIOCESANO: OITENTA ANOS DE GLÓRIAS

Meu amado Diocesano!

Nesse marcante ano de 2023, são chegados os teus oitenta anos e, aqui estamos, felizes e contritos, para enaltecer a tua trajetória vitoriosa e o teu papel em prol da Grande Causa da Educação em nosso torrão natal -Limoeiro do Norte, no Ceará e no Brasil. Evocar a tua grandeza e importância é destacar o edificante papel do teu Mestre-Maior-PADRE PITOMBEIRA, o qual transmitiu, ao longo de dezenas de anos, conhecimento, valores de cidadania e humanismo. Nosso louvado Mestre, QUERIDO DIOCESANO, mostrou-nos que o Educador só conserva o seu dom sublime quando não se deixa aprisionar pelos grilhões terríveis do preconceito e do egoísmo que corroem a alma humana. À maneira de Fernando Pessoa, grande Escritor Português, um dos maiores do nosso idioma, o Mestre Pitombeira se preocupou em mostrar que “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas, na intensidade com que acontecem. É por isso que existem momentos inesquecíveis e pessoas incomparáveis!”. Esse Mestre que se encantou em 2022, colocou nas nossas mentes que devemos trocar sentimentos e eternizar emoções. Em consonância com o pensamento do Filósofo Alemão Martin Heidegger, um dos maiores Filósofos do século XX, o nosso Mestre, que nos deixou imersos na saudade, tornou claro para todos nós, que jamais devemos lograr para nós mesmos o dom da sabedoria, quando, o mais importante é “ser-com-o-outro” como pontuou o Filósofo teuto.

Meu Diocesano querido, deixa que eu diga ao Padre Pitombeira: “Grato mestre Inesquecível, por nos mostrar com vocábulos ,ora mansos, ora indomados, que é nossa obrigação impreterível lutar contra as injustiças, reconhecer a presença dos nossos semelhantes, na compreensão dos momentos existenciais de cada um deles!

Ah, meu Diocesano inesquecível, como te agradecer por nos demonstrares que Deus é o grande artesão da alma humana e que, no teatro da existência, a vida é o maior espetáculo? Obrigado, por chegares aos oitenta anos bem vividos, ensinando-nos a contemplar a magnitude das coisas humildes e simples, e a conservar a luz da Fé que alivia as nossas angústias e garante o brilho de um lindo amanhecer!

Aqui estamos, trazendo as rubras rosas e imperecíveis da gratidão, nosso divino Porto da Segurança , exaltando a glória de teu trabalho edificante, contínuo, pelas gerações que aportaram no teu cais, na nau da esperança. Obrigado, Diocesano que carregamos na mente e no coração, por nos fazer ver a força do perdão, a segurança que devemos ter no palco do medo , e amor nos desencontros. Por isso, e por tudo isso dizemos, em uníssono, genuflexos: ”MUITO OBRIGADO!”.