Diversas atividades marcam Semana Nacional de Trânsito

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020 – coordena diversas iniciativas que acontecem durante a Semana Nacional de Trânsito, até o próximo domingo (25).

Mais de 200 iniciativas acontecerão em cerca de 80 municípios e serão realizadas por nove Secretarias de Estado e suas vinculadas, além de parceiros da iniciativa privada, que compõem o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Serão mais de 25 milhões de pessoas impactadas ao longo de toda a semana.

Por meio da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e das 20 concessionárias, que administram os 6,9 mil quilômetros de rodovias concedidas, serão colocadas em prática 132 atividades, que vão desde a distribuição de material educativo (folders e panfletos, entre outros) nos pedágios até a realização de palestras sobre trânsito seguro, passando por ações destinadas a um segmento específico de usuário. Para os caminhoneiros haverá ativações com o objetivo de alertar para os riscos de dirigir cansado ou sob o efeito de drogas. Para os pedestres, principalmente os moradores vizinhos às rodovias, várias ações estarão voltadas para reforçar a necessidade de utilização da passarela. Haverá ainda, a distribuição de adesivos refletivos por algumas concessionárias em programações específicas para ciclistas e motociclistas.

O Simulador de Impacto, equipamento que simula a batida de um veículo a 5 km/h, uma das principais ferramentas da agência para demonstrar a importância do uso do cinto de segurança, será utilizado em parte dos eventos de algumas das concessionárias.
O Centro Paula Souza escolheu a Semana Nacional do Trânsito para lançar um concurso de aplicativos para segurança na mobilidade urbana, entre os alunos das Fatecs e Etecs, além de realizar aulas temáticas sobre trânsito.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) montou eventos na capital e em cidades do interior voltados a discutir e conscientizar a população sobre as melhores práticas para um trânsito seguro e humano.
Além das iniciativas de cunho educativo, 18 operações do Programa Direção Segura – ação integrada de fiscalização da Lei Seca que reúne o Detran.SP e as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica – serão realizadas em 17 cidades do Estado.

Imagens: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
  • Mais de 25 milhões de pessoas devem ser impactadas pelas ações promovidas durante a semana