Diversos bairros passam por obras de manutenção

Tapa buraco e revitalização de sinalização estão entre as melhorias realizadas no centro e nos bairros

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura estão realizando a manutenção em diversos locais da cidade. Na última semana, foi feita a operação tapa-buracos na avenida Nicanor Ramos Nogueira, no Araretama.
Devido aos trâmites burocráticos para a compra de materiais, que vêm desde o início do ano, os serviços estão sendo retomados aos poucos, mas com planejamento e atendendo as demandas mais urgentes. “Estamos abaixo da produtividade com relação a manutenção de pavimentos, em função da dificuldade que encontramos desde o início do ano, com estoque zero de material na nossa usina de asfalto. A compra não se processa assim rapidamente, devido ao prazo necessário da licitação”, explica o secretário Josué Bondioli. “Em janeiro, encaminhamos ofício à Nova Dutra, que todos os anos é nossa parceira e nos fornece um pouco de material de fresa de asfalto, que nos auxilia para fazer o serviço de tapa-buraco, e a empresa também encontrou dificuldades, só conseguindo nos enviar o material no início de maio”, contou.
De acordo com informações de Bondioli, o tapa-buracos já está sendo realizado em alguns locais e, paralelamente, a Secretaria de Serviços e a Secretaria de Gabinete estão, em conjunto, concluindo o termo de referência para a compra de massa asfáltica, para desenvolver o programa de pavimentação na cidade, tanto por meio do tapa-buracos como da pavimentação em algumas ruas. “Como solução técnica alternativa para não ficarmos aguardando os trâmites da licitação, estamos fazendo o tapa-buracos com o concreto. Essa técnica já é usual em grandes cidades e também em estradas e, através desse sistema, é removida a massa asfáltica danificada e, se a base não estiver danificada também, é utilizado o concreto simples. Se a base estiver com problema no subleito, a gente faz o reforço, troca o material da base e acrescenta o concreto armado”, explica o secretário.
Além do tapa-buracos, a Prefeitura intensificou a revitalização da sinalização de trânsito vertical e horizontal, tanto no centro urbano como nos bairros, iniciando pelo Castolira. Acompanhando a revitalização de sinalização, já foram iniciadas algumas pequenas modificações de sentido de vias, em cruzamentos perigosos, como no Alto do Cardoso com a via expressa, para eliminar os conflitos.
A previsão da Secretaria de Serviços é que, no segundo semestre, essas ações continuem tendo andamento e sejam intensificadas.