Editorial : Doar faz muito bem!

Estudos científicos revelam que ajudar aos outros aumenta a felicidade. Aumenta os níveis de satisfação, proporciona senso de sentido, aumenta nossa sensação de competência, melhorando nosso humor e reduzindo o estresse.

Doar ajuda a retirar nossas mentes da fixação em nossos problemas também, e percebermos que existem pessoas sofrendo muito mais do que nós… Faz a gente parar de olhar pro próprio umbigo e olhar o mundo ao redor. Além disso, quando passamos coisas que já foram úteis para nós para outras pessoas, compartilhamos com elas um pouco de nossa história e damos novas oportunidades para pessoas com dificuldade financeira.

Tem coisa melhor do que saber que uma pequena ação que você fez vai melhorar a vida de outra pessoa? Então é só deixar a preguiça de lado e fazer um pequeno esforço para que alguém se divirta ou se esquente com um objeto que já não faz diferença pra você.

Doar é bom para quem pratica a ação e para quem a recebe. Quanto mais você se acostuma a doar objetos e roupas, mais você percebe que objetos materiais não são tão importantes assim na sua vida. Ao contrário, bem mais importante é aprender a valorizar a vida do outros e a ter empatia.

Ao enxergar as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las, nos tornamos mais justos e igualitários. Isso faz muito bem para nós também.

Doar gera oportunidade à outras pessoas. E isso tem consequência direta na sua vida, já que também oportuniza a si mesmo o efeito de ver o resultado do que acredita tornar-se real. Essa atitude também te inspira e motiva para novos atos de solidariedade.

Por isso, a caridade é a única coisa no mundo que faz bem a todos os envolvidos na mesma medida.