Dom Raymundo Damasceno celebra missa de despedida em Aparecida

A celebração de despedida do cardeal Dom Raymundo Damasceno da Arquidiocese de Aparecida acontece nesta sexta-feira (13), no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida. Fiéis e arquidiocesanos são esperados para a missa, que acontece às 20 horas.
No dia 16 de novembro o Papa Francisco aceitou a renúncia do cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, e nomeou como novo arcebispo Dom Orlando Brandes, transferindo-o da Arquidiocese de Londrina, no Paraná.
A celebração de posse de Dom Orlando Brandes está marcada para o dia 21 de janeiro, às 9 horas, no Altar Central da Basílica.
Dom Damasceno assumiu como quarto Arcebispo de Aparecida em 2004, depois de 44 anos servindo a sua arquidiocese de origem, Brasília. Sua renúncia foi aceita pelo Papa Francisco no dia 16 de novembro, aos 79 anos.

Dom Orlando

Dom Orlando Brandes nasceu em 13 de abril de 1946 em Urubici-SC. É filho de Gregório Brandt e Hilda Morais Brandt (falecidos). Tem seis irmãos. Após o curso primário ingressou no Seminário João Vianney, de Lages.
Em 1968 concluiu filosofia em Curitiba. Fez seus estudos teológicos na Universidade Gregoriana e na Academia Alfonsiana (Roma) especializando-se em Teologia Moral em 1973. Recebeu a ordenação sacerdotal em Francisco Beltrão (PR) em 6 de julho de 1974.
Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, no dia 9 de março de 1994, o 3° bispo diocesano de Joinville (SC). Escolheu como lema: “Somos operários de Deus” (1 Cor 3,9). A ordenação episcopal e posse ocorreram no dia 5 de junho de 1994 na Catedral São Francisco Xavier em Joinville, Dia de São Bonifácio.
No dia 10 de maio de 2006, o Papa Bento XVI nomeou Dom Orlando Brandes arcebispo de Londrina. A tomada de posse como 4º arcebispo aconteceu no dia 23 de julho de 2006.
No dia 16 de novembro de 2016 foi nomeado pelo Papa Francisco o sexto arcebispo da Arquidiocese de Aparecida.

Imagens: Divulgação
  • Dom Orlando Brandes
  • Dom Raymundo Damasceno