Vanguarda Literária : DOUTOR ARI: UM MÉDICO EXEMPLAR!

Na vida, aprendemos que existem aqueles que sabem fazer o bem, mas não o fazem, estes são os maus; há os que praticam o bem porque assim o desejam, com humildade, sem ostentação, estes são os bons, sintonizados com os mais puros ensinamentos do Evangelho. Eles honram o gênero humano. São os que dizem como Terêncio, dramaturgo e poeta romano, ao advogar a solidariedade humana: ”Homo sum et nihil humani a me alienum” (“Sou humano e nada do que é humano me é estranho”). Esse estilo de vida superior, adotam os que se encontram em nível moral elevado, desligados da pequenez do mundo, e, assim procedendo, eles se colocam em destaque na caminhada da existência.
Tal foi o “modus vivendi” do DR. ARI SANTIAGO LIMA VERDE, ser humano admirável, benemérito de sua terra natal – Limoeiro do Norte, no sertão cearense. Predestinado a ser um Grande Cidadão, o DOUTOR ARI serviu, com abnegação, como um médico verdadeiro (foi professor de levados méritos também!!!) ao berço que o viu nascer e ao povo da sua região. Ele vibrava acorde com o pensamento do inesquecível Dr. Bezerra de Menezes: “O médico verdadeiro não tem direito a refeição, não tem hora, de inquirir se é perto ou longe; tem que gostar de gente, das relações humanas e olhar o outro com respeito e dignidade”. Verdadeiro discípulo de Hipócrates, exerceu o seu dignificante mister, durante dezenas de anos, seguindo fielmente os ideais de São Francisco, levando esperança onde houvesse desespero e procurando mais consolar do que ser consolado! Aliviando dores do corpo e da alma de seus semelhantes, parte o DOUTOR ARI para a pátria Espiritual, lá onde não atingem os obuses do desamor e da maldade. Por certo, irá encontrar com outro Médico, Apóstolo da Caridade, seu amado pai DOUTOR DIOCLÉCIO LIMA VERDE, uma legenda de amor ao próximo, que deixou extensa folha de serviços na Arte Divina e no Magistério na nossa “Princesa do Jaguaribe”.
Tive a grande honra de ter sido modesto aluno dos dois no velho e sempre idolatrado DIOCESANO onde foram Professores admirados e queridos. Quanto ensinamento! Que lindos exemplos de vida! Para o meu mestre, meu modelo de Médico- DOUTOR ARI SANTIAGO LIMA VERDE-, a minha oração terna e humilde. Ele bem merece o que está registrado no Ato dos Apóstolos: ”Pertransiit benefaciendo!” (“Transitou fazendo o bem !”). DOUTOR ARI, saudades !

  • O Dr. Ari Santiago Vila Verde era médico clínico geral e Anestesiologista em Limoeiro do Norte -CE