Doutor João Simões, o amigo, nos deixou…

Altair Fernandes
***
Na quarta-feira, 20 de setembro, pela manhã, concluiu a sua caminhada entre nós o advogado, radialista, escritor e estimado cidadão Dr. João Simões. Nascido em Termas-SP em 31 de janeiro de 1942, Simões foi mais uma dessas pessoas que por alguma razão vêm aportar nas terras da Princesa do Norte e aqui fincam raízes, não saem mais. Fisgado pelo anzol da Pindamonhangaba, foi aqui que se despediu de uma legião de amigos e colegas granjeados ao longo de sua produtiva atuação no município. Aos 75 anos, partiu dessa terra para outra das inúmeras Moradas do Senhor.
Pessoa de boa índole, caráter invejável entre os bons, João Simões foi possuidor de um extenso currículo de trabalhos prestados à sociedade. Foi diretor da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fcesp), membro-fundador da Cooperativa de Créditos Mútuos dos Servidores da Fescesp, Sesc e Senac. Na área da comunicação, na qual foi igualmente talentoso, nos vem a lembrança de que foi um dos apresentadores do programa jornalístico denominado ‘Café da Manhã’, da extinta 94 FM, que ia ao ar nos anos oitentas.
Sociável e desportista, também haverá de ser lembrado pela atuação junto à diretoria da Associação Atlética Ferroviária e na presidência do Aeroclube de Pindamonhangaba, onde até há pouco prestava assistência jurídica, estando entre os responsáveis pela não extinção dessa histórica entidade local. Foi também de destaque a sua atuação nos trabalhos pela implementação do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos.
Como advogado, Dr. João Simões era muito requisitado, exercendo atividades nas áreas trabalhista, civil e previdenciária. Como escritor espiritualista, escreveu os livros Potencial Humano e Revolução Política (este último tratava de um novo sistema de governo, enfocando não só o aspecto político, mas a relação entre os seres humanos entre si e com o cosmos). Obras que identificam que o espírito de João Simões estava alguns passos à nossa frente.
Tivemos o privilégio de compartilhar de sua intelectual e prazerosa companhia na APL-Academia Pindamonhangabense de Letras, entidade literária na qual ocupava a cadeira nº 19H, cujo patrono é o Dr. Rodrigo Romeiro.
O que aqui registramos é simples lampejo diante da imensa luz que era João Simões… Foi verdadeiro ‘amigo do peito’ para muita gente.

  • Dr. João Simões era diplomado pela APL-Academia Pindamonhangabense de Letras