Editorial : É preciso desacelerar e refletir

“O dia em que a Terra parou!”

Diante de toda essa crise de saúde e, consequentemente, financeira, e por que não dizer psicológica – já que afeta a paz de milhares de pessoas ao redor do mundo, a sensação de: “o que a gente faz agora?” tomou conta dos moradores da Terra.

É estranho pensar que, na história da humanidade, há registro de diversas epidemias, surtos, doenças e desastres naturais que chegaram a dizimar centenas e centenas de pessoas; mas que nunca trouxe – ao que nos parece – tamanha comoção e insegurança como esta…

Na era digital, em que a velocidade da informação é instantânea e atinge milhões de pessoas ao mesmo tempo, sobretudo, nas redes sociais, é a própria rede social que ‘entra em pane’ e não consegue acompanhar a velocidade de um vírus e suas consequências.

As notícias são desencontradas. As diretrizes mudam quase que diariamente. Especialistas tentam explicar. Profissionais indagam. Pessoas questionam e o caos vai tomando conta das redes sociais e das vidas.

E nesta situação em que a maior parte do mundo encontra-se: atônita e ao mesmo tempo inquieta, com muito poucos esperançosos, é difícil encontrar alguém, por mais tranquilo e “zen” que seja, que não esteja incomodado com tudo isso e com a pergunta mais feita: “Quando tudo isso vai acabar?”

Enquanto não há resposta, seguimos obedecendo as últimas recomendações das autoridades de saúde, fazendo nossa parte e repensando nossas atitudes. Reflita. Desacelere. Viva!