É preciso preservar e lutar pela maior biodiversidade do mundo

A Floresta Amazônica e as crianças

Com um território de cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, mais de 4 mil espécies de animais, 2,5 mil espécies de árvores, mais de 40 mil espécies de plantas e 2,5 milhões espécies de insetos, a Amazônia é a região de maior biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil. Só este motivo já seria suficiente para a abordagem sobre a importância da Floresta Amazônica com as crianças. Contudo, constantemente (e infelizmente) existem outras razões para abordarmos o tema: a Amazônia vem sofrendo cada vez mais o impacto do desmatamento e de focos de incêndio.
Segundo informações do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), até o mês de julho de 2019, o desmatamento na Amazônia Brasileira foi de 278% maior do que o registrado no mesmo período do ano de 2018. Segundo especialistas, ao atingir 40% de áreas devastadas, a situação torna-se irreversível e a área restante não conseguirá se sustentar mais.
Por isso, é importante e urgente falar sobre a preservação da Amazônia para todas as pessoas, inclusive para os pequenos. Esse assunto precisa estar nas rodas de amigos, no café com os colegas do trabalho, em casa com a família e, claro, nas salas de aula. Afinal, se nos preocupamos em ter um mundo melhor para nossas crianças, precisamos também nos preocupar em criar pessoas melhores para o mundo.

A Floresta Amazônica e o mundo

Abrangendo nove países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname), a Amazônia abriga a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo. Juntas, a Bacia e a Floresta Amazônica colaboram com a estabilidade do clima e da temperatura em todo o mundo e com a regulação do sistema de chuvas que abastece diversas partes do nosso país.
Além disso, a Floresta Amazônica possui a maior biodiversidade do mundo e assegurar a sua preservação é fundamental para garantir a sustentabilidade natural. As diversas espécies encontradas na floresta também são importantes para a produção de medicamentos, cosméticos e controle biológico de pragas.
Para além de toda a sua importância ecológica, a Amazônia ainda é lar de grande parte dos povos indígenas brasileiros. Isto é, a preservação dessa área, além de ser fundamental para a saúde do Planeta Terra e de todos nós, seres humanos, ainda é crucial para a sobrevivência da cultura indígena.

Confira algumas dicas para reduzir nossos impactos e colaborar para a preservação da Amazônia:

– Consumo consciente: Além de evitar o consumo excessivo e sem necessidade, você também pode optar por consumir marcas que se comprometam e respeitam o meio ambiente.

– Reduzir o consumo de carne e derivados: Como grande parte da devastação é devido à atividade agropecuária, a redução da carne e derivados na sua dieta é uma forma de reduzir os impactos. Você pode optar por uma alimentação vegetariana ou vegana ou apenas reduzir a quantidade de vezes que ingere esses alimentos na semana.
– Investir em alimentos orgânicos: Pelos mesmos motivos da dica anterior; comprar alimentos de pequenos produtores ou fazer a própria horta caseira também colabora com a preservação do meio ambiente.

– Se engajar em causas socioambientais: Para aqueles que querem ir além das ações do dia a dia, sempre é possível se engajar em movimentos próximos a você pela preservação não só da Amazônia, mas de todo o meio ambiente. Assim, vocês conseguem participar mais ativamente dessa transformação!