Editorial : É preciso respeitar os pontos de vista

Algumas pessoas se orgulham e até bradam por aí: “como diria minha avó, respeito é bom e eu gosto!”. De fato, muitos avós, pais e outros membros da família gostam deste provérbio popular. Assim como é fato também que todo mundo gosta de ser respeitado. Até mesmo os que não respeitam.

Acontece que vivemos em um mundo em que a intolerância e a falta de respeito têm predominado. Principalmente, quando falamos no universo online e no mundo virtual. É como se uma plataforma tivesse permitido que as relações se tornassem frutos de uma “terra sem lei” onde todos opinam, gritam e propagam opiniões. Muitas delas baseadas em notícias falsas, em polêmicas e em “mimimi” para não perder a expressão da própria internet.

Ainda falando no universo virtual, a cada dia surgem novos motivos para as polêmicas e as discussões infindáveis, com protagonistas inflamados, que muitas vezes, recorrem a ofensas pessoais (de gênero, social, racial e religiosa) ou sarcasmo mesmo para mostrar que seu “argumento” foi melhor.

Dentro desse contexto, o matemático e professor de lógica na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Walter Carnielli, afirma que “opinião não é argumento”.

Autor de “Pensamento Crítico – o Poder da Lógica e da Argumentação” – obra escrita em parceria com o economista e jurista americano Richard Epstein –, Carnielli ressalta que ao contrário do que muitas pessoas pensam, “uma boa discussão não serve para a disputa, mas para a construção do conhecimento”. Sendo assim, é fundamental saber sustentar uma boa argumentação e também entender o ponto de vista do outro.

Geralmente, o que se vê nos dias de hoje são pessoas alteradas tentando “empurrar goela abaixo” suas opiniões, na maioria das vezes, sem ao menos ouvirem o que o outro está dizendo ou escrevendo. Cria-se um ringue ou um palco, onde lutadores e apresentadores ficam alvoroçados para ver quem “ganhou” a luta ou quem venceu o show. Mas a vida não é um reality show e as pessoas não são extensões da internet. Elas estão inseridas dentro de famílias e são dotadas de sentimentos, de sonhos, de ilusões, de escolhas e de opiniões, e merecem ser respeitadas.

Para isso, é preciso haver um esforço por parte de todos nós para que a opinião alheia seja apresentada e seus argumentos ouvidos e entendidos. Inclusive – ainda de acordo com o professor –, podemos ajudar nosso oponente a ajustar os pontos fracos da sua argumentação. Isso é respeito. É o princípio do respeito e da construção de ideias.