Editorial : É preciso ressignificar

Encerramos o ano de 2020 desejando que a vacina contra a Covid-19 trouxesse um alento a todos nós…

Excluindo os impasses políticos, os entraves econômicos e qualquer outro tipo de interesse (ou desinteresse), preferimos acreditar – a maioria de nós – que a vacina ajude a minimizar essa pandemia que trouxe restrições e impôs limitações de toda sorte. Além das mortes; que por si só já trazem sofrimento enorme, a pandemia do coronavírus levantou discussões, derrubou políticos, estragou planos, e fez milhões de desempregados; fechou empreendimentos e destruiu milhares de sonhos.

Agora, encerrando o ano de 2021, temos a certeza – baseada em números e estatísticas – que, de fato, a vacinação reduziu, e muito, os novos casos da doença, sobretudo, o número de mortes.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil atingiu 80% do público-alvo vacinado com as duas doses. Ao todo, o País alcançou 320 milhões de vacinas aplicadas. Dados esses contestados pela grande mídia, tendo em vista o “apagão de dados” e a instabilidade no sistema de atualização dessas informações – que vêm causando diversos transtornos, desde o início do mês.

Bom, independentemente de esses dados estarem sendo atualizados nesse momento, se a vacinação segue sendo realizada em todo País, a imunização do público-alvo está em torno de 70 a 80%.

O que é um grande avanço – principalmente em se consideradas todas as dificuldades e divergências enfrentadas desde o início dessa pandemia – que já dura mais de 20 meses, no Brasil. O avanço da imunização gerou redução na quantidade de casos; de mortes e de ocupação de leitos de UTI por pacientes de Covid-19. E isso é positivo.

Com todas as perdas e os desafios enfrentados, podemos dizer que 2021 trouxe, sim, um pouco mais de alívio aos brasileiros. Embora haja muitas incertezas, também há aprendizado.

Que sigamos solidários, praticando empatia; olhando a nossa volta; estendendo as mãos; excluindo atitudes egoístas. Que possamos ressignificar gestos e conceitos em 2022! Que possamos ser sempre melhores do que hoje. Feliz Novo Ano!