Editorial : É preciso saber ouvir

E hoje começou em Pindamonhangaba a vacinação contra covid-19 para os idosos com mais de 85 anos…

Para quem precisou acompanhar de perto; a maioria pôde ouvir depoimentos carregados de emoção. De pessoas que já estão “confinadas” há quase um ano; mas que estão felizes por serem vacinadas.

Para eles – que muitos já passaram por rígidas situações –, incluindo ditadura militar e/ou guerra mundial, sabem o quanto é importante saber ouvir e se recolher, quando necessário.

É claro que em todas as faixas etárias há os “resistentes” – e cada um com seus argumentos –, mas grande parte deles segue à risca as recomendações e alguns, até dão conselhos.

É o caso da dona Amazil, moradora do Jardim Boa Vista, que ao ser entrevistada, disparou: “peço a todos que continuem usando máscaras e tomando os cuidados necessários, pois isso que estamos fazendo é por nós mesmos e pela nossa cidade”.

E assim esperamos, dona Amazil! Que em todas as faixas etárias existam pessoas se cuidando e cuidando dos seus. Zelando pelo bem coletivo. Evitando aglomerações desnecessárias; saindo apenas quando for imprescindível. E quando tudo isso passar… Porque vai passar; que tenhamos muitas histórias para contar.

Histórias de aprendizado e de superação. Histórias sobre vivências. Histórias de pessoas conscientes e cidadãs!