Editorial : É tempo de acolher!

Oferecer ou obter refúgio; proteção ou conforto físico; abrigar; amparar; dar ou receber hospitalidade; hospedar; alojar. Estas são algumas das definições do verbo ‘acolher’.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, diversas tem sido as ações e iniciativas de acolhimento por parte dos setores público, privado e terceiro setor, além é claro, de cidadãos comuns – que não têm um CNPJ; um nome fantasia e que às vezes até, têm pouco recurso financeiro, mas têm um coração enorme e os olhos abertos para enxergar o outro…

Há muitas notícias tristes, é fato. Mas também há tantas boas ações ao redor do mundo todo!

Enquanto alguns nos ‘envergonham’ com atitudes mesquinhas e egoístas, outros aquecem a alma com tanta generosidade e amor ao próximo.
Algumas pessoas que estão nesta sublime missão de ajudar nem sempre têm algo material para oferecer, mas uma gentileza, um ouvido – até mesmo de forma digital –; uma mensagem; um email; uma carta; um “estamos juntos. Vai dar tudo certo!” que alguém precisava ouvir…

Esta semana, comemoramos o “Dia do Enfermeiro” e o “Dia do Assistente Social” – duas profissões que, ao lado de outras incríveis, estão na “linha de frente” – desse enfretamento ao vírus e às consequências causadas pela pandemia.

Que possamos valorizá-los mais. Enxergá-los mais. E quando tudo isso passar (porque vai passar!) possamos acolher e abraçar, no sentido literal e figurado, estes e tantos outros profissionais que se doam todos os dias em epidemias, em tragédias e mazelas, e que talvez, não enxergássemos dessa forma…