“Ecologistas do Futuro” desenvolvem horta em espiral

Os alunos do curso “Ecologistas do Futuro”, realizado pela equipe do Projeto de Educação Ambiental Casa Verde, tiveram mais uma aula dinâmica, no dia 18 de novembro. A atividade contou com a participação de profissional do Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura, dando continuidade ao projeto sobre horta em espiral com hortaliças e ervas medicinais.
Esse projeto, chamado de “Espiralando Fitoterápicos”, vem sendo desenvolvido pela Casa Verde, com o objetivo de desenvolver no aluno o gosto pela aprendizagem, proporcionando o relaxamento por meio do contato com a terra e a natureza. Visa ainda promover momentos de prazer e valorização ao produzir plantas medicinais e hortaliças que serão utilizadas nas refeições, estimulando assim o desenvolvimento de responsabilidade por parte dos participantes.
Tendo em vista que a implantação das hortaliças na alimentação quando produzidas na escola ou a domicílio, se transformam em alimentos saudáveis, higiênicos, saborosos, oportunizam grande economia e também enriquecem o cardápio com nutrientes que não estão presentes em outros tipos de alimentos, decidiu-se implantar este projeto na Casa Verde. Além disso, a tarefa de cultivá-las proporciona participação coletiva dos alunos e confiança nas suas próprias capacidades.
De acordo com a gestora da Casa Verde, a parceria dos departamentos de Meio Ambiente e de Agricultura da Prefeitura foi muito importante para o desenvolvimento da atividade. “Contamos com a valiosa parceria dos profissionais do Departamento de Meio Ambiente e do Departamento de Agricultura de Pindamonhangaba, que prontamente nos atenderam com muita atenção e compromisso”, disse. “Foi um dia bem cansativo, mas um cansaço que gerou bons frutos. Foi muito gratificante e produtivo observar a participação de todos os envolvidos, que demonstraram muito empenho e dedicação. Estão todos ansiosos para verem o trabalho pronto, produzindo aquilo que fizeram com muito carinho”, concluiu.

  • Hortaliças na alimentação quando produzidas na escola ou a domicílio, se transformam em alimentos saudáveis