Economia: Caged aponta saldo positivo na geração de empregos no município

Para finalizar a retrospectiva deste ano, Pindamonhangaba registrou um saldo positivo de 299 novas vagas no mercado de trabalho no mês de novembro. Entre as grandes cidades da região Pinda ficou na terceira colocação com o maior número de ofertas de vaga. Os dados foram divulgados na quarta-feira, 23, pelo Caged (Cadastro Geral do Emprego) do Ministério do Trabalho e Emprego. Em novembro Pindamonhangaba gerou 842 admissões no mercado de trabalho e 543 demissões.

Municípios // Saldo Nov/20

São José dos Campos // 2.586
Taubaté // 827
Pindamonhangaba  // 299
Jacareí  // 294
Guaratinguetá  // 207
Caçapava  // 184

Em virtude da pandemia, no acumulado do ano, todos os municípios da região ainda estão no vermelho. Pindamonhangaba registrou de janeiro a maio a abertura de 8.183 postos de trabalho e o fechamento de 8.646 vagas no mercado, deixando um déficit de 463 vagas na economia, e uma variação de -1,44%, considerada a segunda melhor da região.

Municípios // Variação Relativa Acumulado do Ano

Jacareí // – 0,18 %
Pindamonhangaba //  – 1,44 %
Caçapava // – 1,58 %
São José dos Campos // – 2,3 %
Taubaté // – 4,16 %
Guaratinguetá // – 4,44 %

Expectativas de novos negócios

O prefeito Isael Domingues acredita que com os números de dezembro a cidade poderá, ao menos, cobrir o déficit e fecha 2020 sem perdas de vaga no mercado de trabalho. “A pandemia fez um estrago grande na economia de todas as cidades e tentamos com nossas ações locais amenizar ao máximo principalmente para os setores do comércio e serviços”. Segundo ele para 2021 está prevista a abertura de novas vagas no mercado de trabalho com a ampliação da unidade da indústria PSCA e nova unidade do Supermercado Shibata, ambos investimentos previstos para o primeiro semestre de 2021. “Temos ainda a expectativa do início da construção da rede Graal às margens da Dutra e a aprovação da Câmara de ao menos seis projetos de doação de área para atrair indústrias, gerando mais emprego e renda”, afirmou o prefeito.

  • Além da ampliação da unidade da indústria PSCA, nova unidade do Supermercado Shibata contribuirá para geração de novos empregos - Créditos da imagem: Divulgação
  • Revitalização do Centro Comercial valorizou o local e os comerciantes dessa região - Créditos da imagem: Divulgação