Editorial : Editorial

Educação e cultura
E o Carnaval chegou ao fim! Depois de um grande sucesso de público e de atrações, o saldo foi positivo. Durante as festividades foi possível mesclar cultura e diversão, além de manter a tradição de um dos eventos mais populares do País em nossa cidade.

Dando sequência às atividades culturais e educacionais, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da secretaria de Educação e Cultura, promoveu um encontro de educadores e profissionais da área para discutirem ações para o ano letivo 2018.

Todas as escolas da rede municipal de ensino realizaram discussões de planejamento em suas unidades e um representante de cada instituição participou de uma reunião que debateu as diretrizes pedagógicas do município.

Além dos representantes participarem com sugestões sobre essas diretrizes (tendo como base a realidade de cada escola), foi uma oportunidade para esclarecimento de possíveis dúvidas.

Outra atividade que os educadores da rede municipal de ensino participaram foi a abertura do Congresso Municipal de Educação, com o tema “Territórios de uma cidade educadora”. Quem ministrou a palestra foi Ivan Vilela.

Eles ainda participarão de palestras e oficinas, nesta sexta-feira (16), em evento que acontecerá no auditório da Faculdade Anhanguera. Entre os temas estarão “Alfabetização e letramento’; “Infância e ludicidade”; “Território-escola”; “Matemática e jogos”; “Currículo/ Avaliação”; e “Educação inclusiva”.

A educação é o caminho que leva à transformação social. Se ela for bem alicerçada, bem contextualizada, emancipadora e estratégica, ela provocará o debate em todos os espaços da sociedade.

Para se ter educação justa e com qualidade, a escola precisa ser um espaço de inclusão e a educação precisa quebrar paradigmas, fazer “pensar além do óbvio”.