EDP abre inscrições para “3ª Gincana Xô Desperdício”, que premia escolas municipais com kit de geração solar de energia

Concurso recebe inscrições até o dia 18 de agosto, pela internet

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral Norte de São Paulo, lança a 3ª edição da “Gincana Xô Desperdício”, que vai premiar dez escolas municipais da área de concessão com um kit completo de geração solar de energia. O concurso cultural que tem como objetivo estimular o conhecimento e bons hábitos relacionados ao uso seguro e eficiente da energia elétrica, está com inscrições abertas até o dia 18 de agosto. Os colégios podem se inscrever pelo site www.boaenergia.com.br/gincana
Após a etapa de inscrição, as escolas participantes serão convocadas a cumprir determinadas tarefas transformadas em vídeos publicados na plataforma do YouTube, em conta especialmente dedicada à gincana cultural. As temáticas terão como base o uso racional e seguro da energia elétrica, o meio ambiente e a sustentabilidade. O objetivo é combater o desperdício da energia e promover bons hábitos de consumo dentro e fora do ambiente escolar. A realização das tarefas deverá envolver os alunos, educadores e familiares.
Os 10 colégios vencedores da competição serão definidos a partir do maior número de curtidas dos vídeos, sendo que a quantificação é relacionada com o tamanho da população do município, conforme o Censo 2010 do IBGE. As cidades serão agrupadas em três grupos distintos: I – até 50 mil habitantes, II – de 51 mil até 200 mil habitantes e III – acima de 200 mil habitantes, permitindo equilibrar a competição entre os municípios da área de concessão da EDP. Além da realização das tarefas, também serão consideradas para efeito de ranking, a adesão voluntária dos clientes das regiões para recebimento da conta por e-mail, que é mais sustentável, pois elimina o uso de papel, e ao débito automático.
Aos ganhadores será entregue e instalado um kit de geração fotovoltaica, com capacidade de geração de 2,5 Kwp, o que corresponde aproximadamente a 300 KWh/mês. “Estamos muito animados com esta nova edição da ‘Gincana’. É muito gratificante ver como as crianças são multiplicadoras de conhecimento e engajam toda a comunidade escolar e a vizinhança nas tarefas. O prêmio é uma forma de reconhecer todo esse envolvimento e empenho”, ressalta Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP.
O concurso faz parte do projeto “Boa Energia nas Escolas”, do Programa de Eficiência Energética da EDP, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Neste ciclo, o “Boa Energia nas Escolas” vai beneficiar 120 mil alunos de 319 escolas municipais e todos os 25 municípios contemplados poderão participar da gincana.