EDP atende 3.414 ocorrências de vegetação na rede elétrica na região

O verão tem como característica climática dias quentes com alta possibilidade de temporais com ventos, descargas atmosféricas e grande volume de chuva. Mas o último mês de dezembro foi o mais chuvoso em 10 anos – além de a média geral de chuvas acumuladas nas cidades do Vale do Paraíba durante o mês ter sido 79% maior que no ano anterior. Com isso, as quedas de árvores ficaram mais frequentes, trazendo riscos à segurança e prejuízos à população nas cidades.
Entre dezembro e janeiro (1/12/20 a 20/01/21), a EDP atendeu 3.414 ocorrências relacionadas a vegetação nas redes elétricas na região. Este acumulado é 57% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, dado que reflete a maior severidade do clima. Cinco cidades no Vale do Paraíba registraram 81 mm de chuva em um só dia (no verão passado o máximo foi 47mm e em 1 só cidade, as demais não tiveram nenhum dia acima de 34mm);
As ocorrências que envolvem vegetação e rede elétrica são complexas e parte do trabalho em campo é realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos municipais. Assim, o tempo para realização do serviço, que muitas vezes envolve postes quebrados, fios rompidos e equipamentos de grande porte danificados, pode se elevar, de acordo com a extensão dos danos causados ao sistema elétrico.
A queda de árvores e galhos sobre a rede é uma das principais causas de interrupção da energia, trazendo riscos à segurança e prejuízos. Por isso, pensando na harmonia entre natureza e a preservação da rede elétrica, a EDP reforça a necessidade do plantio adequado de novas árvores para que não haja interferência no fornecimento de energia a residências, comércios, indústrias e, principalmente, neste contexto de pandemia da Covid-19, para unidades de saúde, hospitais e centros médicos.
“A EDP investe constantemente em redes de energia mais protegidas para garantir um convívio mais harmonioso da vegetação com o sistema elétrico das cidades e faz podas regulares nas árvores próximas da fiação, porém, a queda de galhos e árvores inteiras tem potencial para causar rompimento de cabos e quebra de postes, curto-circuito, além de provocar acidentes com passantes”, afirma Afonso Celso Ferreira, gestor de operação da EDP.
É importante destacar que, a qualquer momento, o consumidor pode solicitar o serviço de poda de vegetação com impacto à rede elétrica diretamente nos canais de atendimento da EDP, pelo site www.edponline.com.br ou pelo aplicativo EDP Online. O cliente pode, inclusive, inserir um registro fotográfico, facilitando a localização do local pela equipe de campo.

  • Créditos da imagem: Divulgação