EDP registra 349 ocorrências de fraudes de energia em Pinda em 2019

Durante o ano de 2019, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, atuou fortemente no trawbalho contra as fraudes de energia. Conhecidas popularmente como “gatos” expõe o responsável e terceiros a sérios riscos, como choques elétricos, curto circuitos e até incêndios, além de acarretar prejuízos para toda sociedade.
Por meio do trabalho de fiscalização realizado foram identificadas 4.538 irregularidades de energia em residências, comércios e indústrias na região. Em Pindamonhangaba foram registrada 349 irregularidades. Esta energia recuperada pela EDP, 30 mil Megawatts-hora (MWh), é o suficiente para abastecer as cidades de Lorena e Aparecida juntas por um mês. Após o flagrante, o responsável pelo local é convidado a participar da apuração da energia furtada junto dos técnicos especialistas da empresa e, conforme regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é realizado a cobrança de todo o valor não faturado durante o período do furto.
O furto de energia, além de perigoso, contribui para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, uma vez que a quantidade de energia perdida por fraude e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Aneel para estabelecer o valor da tarifa de energia para cada área de concessão. O Estado também é prejudicado, já que deixa de arrecadar o Imposto sobre Comercio e Serviço (ICMS), cobrado por meio da conta de luz, que poderia ser utilizado em benefícios à própria população.
Além do impacto financeiro, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções e oscilações no fornecimento de energia.
“Muitas vezes, os “gatos” são feitos de forma precária, o que aumenta muito o risco de acidentes graves a quem pratica o crime e para toda a população. O objetivo das ações da EDP é garantir a segurança e também a qualidade do serviço aos consumidores que pagam suas contas em dia,” destaca Giuliano Vieira, gestor executivo da EDP.
Para conscientizar a população e alertar crianças e adultos sobre os riscos das fraudes, a EDP realiza projetos durante todo o ano com as comunidades e escolas dos municípios onde a concessionária atua.
Como denunciar
Com intuito de coibir cada vez mais a prática, a EDP pede que a população contribua, denunciando as ligações irregulares. A Distribuidora disponibiliza os seguintes canais de atendimento aos consumidores: Site EDP Online: www.edponline.com.br; Aplicativo EDP Online (compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone); Agências de atendimento; Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana).
É importante salientar que o sigilo da denúncia é total, e a inspeção realizada com a máxima urgência.