Educação de São Paulo lança planejamento estratégico até 2022

Secretaria Estadual da Educação apresentou na quarta-feira (3) o Plano Estratégico para o século 21. O planejamento define metas, valores e descreve estratégias da pasta até o ano de 2022 e busca garantir que todos os alunos da rede pública paulista tenham aprendizagem de excelência e concluam as etapas da educação básica na idade certa.
Vale destacar que o documento está disponível para a consulta dos interessados pela internet.
O plano foi elaborado a partir de um diagnóstico da educação paulista e da escuta de gestores, equipes técnicas, dirigentes, diretores, professores e estudantes, que estão em conformidade com o Plano Nacional da Educação, o Plano Estadual da Educação e o Programa de Governo.
A iniciativa tem como visão de futuro transformar o Estado na principal referência de educação pública do Brasil até 2022. Para 2030, a visão de futuro é que o território paulista esteja entre os sistemas educacionais do mundo que mais avançam na aprendizagem.
Para alcançar a visão de futuro 2022 e 2030, o plano define como um de seus objetivos estratégicos liderar o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2021. São ainda objetivos estratégicos, educar os estudantes para o século 21, profissionalizar a gestão de pessoas e aumentar a eficiência operacional com melhoria da qualidade do gasto público.
Para atingir esses objetivos, foram definidos projetos prioritários articulados em três grandes frentes: aprendizagem, pessoas e gestão. Dessa forma, todos os envolvidos na educação estadual serão contemplados por políticas públicas que trabalhem pela melhoria dos índices de aprendizagem dos alunos, incluindo professores e comunidade escolar.