Editorial : Educação é da nossa conta

“A educação é a arma mais poderosa
que você pode usar para mudar o mundo”.

Atribuída a Nelson Mandela, a frase acima tem várias vertentes e interpretações, mas uma coisa é fato: somente por meio do conhecimento é que se pode lutar contra as desigualdades; o preconceito; a corrupção; a intolerância e a exclusão, entre tantas outras mazelas e atitudes que semeiam e reforçam a segregação social.

Pensar no ambiente educacional como uma extensão dos lares e das famílias; um local onde se aprende números, gramáticas, mas também cidadania, respeito às diferenças e tolerância às escolhas. Enfim, pensar que todos nós, de alguma forma e em algum momento somos responsáveis por educar nossos semelhantes, nossos filhos, nossos dependentes –, faz toda a diferença.

Na edição de hoje trazemos algumas matérias relacionadas ao ambiente escolar. Destacamos duas: a que fala sobre a entrega de parques infantis nos Centros Municipais de Educação Infantil; e a que aborda a oficina de dança do “Projeto Reinvente”, que aconteceu na Escola Municipal Professora Rachel de Aguiar, durante ações do “Dia do Desafio”.

As duas iniciativas estão relacionadas ao fortalecimento dos vínculos, ao estímulo da criatividade e ao incentivo às atividades físicas, contribuindo para o desenvolvimento psicossocial dos alunos.