Editorial : Educação emocional e a comunidade escolar

Oferecer elementos para a continuidade do autoconhecimento. Pertencimento institucional. Alinhamento de trabalho entre as equipes escolares. Compreensão dos limites humanos – pessoais e familiares, entre outros valores. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Educação Emocional” idealizado pela Escola Municipal Serafim Ferreira – Sr. Sara.

A iniciativa promove encontros com professores, funcionários e alunos com o intuito maior de “ajudar a todos a construírem relações seguras dentro e fora do ambiente escolar e de trabalho”.

Direcionadas aos educadores, as temáticas abordadas nos encontros trataram sobre os sentidos e os propósitos nas ações pedagógicas em sala de aula.

Além disso, as atividades também consistiram em uma roda de formação humana, norteada pelo senso de empoderamento feminino, deixando claro – de acordo com facilitadora da oficina –, a urgência de eliminar a autoanulação em relação ao trabalho, família e outras demandas que absorvem, sobretudo, a figura feminina.

Equipes de Psicologia e de Assistência Social conduziram encontros de modo técnico e afetivo, proporcionando uma melhor compreensão sobre pertencimento institucional, atuação ética e equilíbrio emocional no ambiente de trabalho.

Por fim, com o tema “Educação Familiar”, os encontros buscaram conscientizar os alunos do seu lugar no ambiente familiar; seu limite e possibilidades na relação familiar.

Por mais iniciativas que trabalhem a saúde emocional atrelada à educação! A primeira, escassa e extremamente importante. A segunda, indispensável ao crescimento humano e profissional.