Editorial : Educação, esporte e cultura

Na edição de hoje trazemos várias matérias sobre educação, cultura e entretenimento, entre elas, o “Cine de Quinta”, que ocorrerá na Casa Patchô, no bairro Chácara Galega; e a “Oficina de Dramaturgia: Elas em Cena” – que ocorrerá no mesmo local.

E por que destacamos o local em que os eventos acontecerão? Porque não basta apenas oferecer uma grande quantidade de eventos culturais, é preciso descentralizar; é necessário levar os atrativos a diversos bairros e regiões do município.

Ao descentralizar ações culturais de uma instituição, seja ela pública ou privada, há maior transparência e visibilidade das atividades, além, claro, de facilitar o acesso da população às iniciativas, sobretudo, as gratuitas – que é caso das duas atividades citadas acima.

Já em relação ao esporte e à educação, vemos um esforço tanto do poder público quanto do privado e do terceiro setor de apoiar, de patrocinar e de estimular atividades esportivas, para uma maior quantidade de modalidade e de beneficiados.

Um exemplo é o time de voleibol sub 21 masculino de Pindamonhangaba Unifunvic/São Miguel Saúde, que está de volta à cidade e brigará pelo título do principal torneio regional da modalidade no País.

Este é apenas um dos exemplos de modalidades que vêm trazendo mais destaque para o município, além de cumprir um papel fundamental que é tirar as crianças das ruas, da ociosidade, permitindo que esse público – incluindo adolescentes e jovens –, sejam transformados em cidadãos mais conscientes, através do esporte.