Editorial : Educação na medida certa

A preocupação com a obesidade tem levado diversas instituições e empresas ao redor do mundo a implantarem programas e projetos de orientação sobre o consumo exagerado de alimentos que contribuem para o aumento de peso e, consequentemente, para a incidência de doenças ligadas à obesidade.

Segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, há mais de 650 milhões de pessoas obesas no mundo e o número pode subir para dois bilhões em dez anos, caso a tendência não seja revertida.

Atenta a essas estatísticas negativas, unidades escolares têm cumprido seu papel de educador e de incentivador de bons hábitos alimentares e saudáveis. Recentemente, alunos da Escola Municipal Professor Mário de Assis César, localizada no distrito de Moreira César em Pindamonhangaba, participaram do projeto “Culinária Saudável” – que fez parte da programação da ‘Semana de Combate ao Colesterol’.

Realizado pela empresa Gerdau, a iniciativa contou com o workshop “Sabor na medida certa – Nutrição e culinária para o combate ao colesterol alto”, que aconteceu na usina da empresa. Os estudantes puderam tirar dúvidas com nutricionistas e também ganharam um livro com dicas e receitas.

É assim mesmo, aos poucos, com programas educacionais e mudança de hábitos diárias que as novas gerações se conscientizarão sobre a importância da alimentação saudável para uma vida com qualidade.