Registro Cultural : Educação nas prisões

Agradecemos à direção da Escola Estadual “Comendador Teixeira Pombo”, do município de Tremembé pelo convite – enviado pelo vice-diretor Tiago Bueno dos Santos – para participarmos do VI Encontro dos Professores do PEP– (Programa de Educação nas Prisões), que será realizado nesta terça-feira (26), das 13h30 às 17h30 naquele município, na avenida Vitória Régia, s/n, Flor do Vale. o tema será: “Educação nas Prisões: O Atendimento Pedagógico aos Sujeitos Privados de Liberdade”.
Com relação a este assunto, lembramos que este ano, no 25º Juventrova (concurso estudantil da trova), 19 escolas participaram, foram enviadas 682 trovas e desse total, premiados 35 alunos autores. Entre os vencedores tivemos a felicidade de ter a Thais Stefani B. de Oliveira, aluna do EJA – Ensino Médio da Escola da Unidade Prisional Feminina II, que é vinculada à Escola Estadual Comendador Teixeira Pombo, de Tremembé.
Representando a Thais na festa de premiação, esteve uma comissão formada pela diretora da escola vinculadora da referida unidade prisional de Tremembé, Maria Lúcia Bertolino; vice-diretor Tiago Bueno; representante da unidade e diretora do CTE – Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária Feminina II, Daiane Roberta, e a professora da estudante laureada, Kátia Ferreira de Matos.

 

Concurso de Trovas da APL

Uma das atrações da sessão festiva em comemoração aos 57 anos de existência da APL-Academia Pindamonhangabense de Letras, marcada para o dia 13 de dezembro, será a premiação referente ao 1º Concurso de Trovas da Academia Pindamonhangabense de Letras – 2019 deverá ser uma das atrações da sessão festiva em comemoração aos 57 anos da entidade literária e cultural fundada pelo inesquecível Dr. Paulo Emílio D’Alessandro.
O certame foi promovido após a realização do 1º Ensaio de Trovas da APL, que teve à frente o acadêmico e “magnífico trovador” José Ouverney. Participantes dessa ‘oficina de trovas’ receberam seus certificados na plenária solene da APL do mês de setembro. O envio de trovas pra concorrer terminou no dia 15 de novembro.

 

“A última cabeça”

“Não havia iluminação naquele fim de mundo. O temporal tornava obsoleto o para-brisa e os faróis que não conseguiam romper meio metro daquela cortina diluviana.
Reduzi, drasticamente, a velocidade. Prosseguir viagem não seria imprudência, seria loucura. Maldito GPS que abandonara o ofício…”, assim tem início uma aventura de mistério e suspense em mais um livro do escritor Maurício Cavalheiro, colunista deste jornal (coluna Proseando, que sai quinzenalmente às quintas-feiras).
“A última cabeça” está concorrendo ao Prêmio Kindle de Literatura – 2019. Mais informações com o autor Maurício Cavalheiro em sua página no Facebook.

  • Comissão da Unidade Prisional Feminina de Tremembé prestigiou a solenidade de premiação do Juventrova, representando a aluna Thais Stefani B. de Oliveira Créditos: Divulgação
  • José Ouverney e Edmar de Souza, acadêmicos responsáveis pela criação do 1º Concurso de Trovas da APL Créditos: Portal R3
  • Créditos: Divulgação