Educando para a vida: Cerca de 200 alunos participam de projetos socioesportivos como o futsal feminino

Dança de rua. Teatro. Vôlei. Handebol e futsal são algumas das modalidades oferecidas no ‘Núcleo de Esportes’ que acontece na quadra dos Salesianos, em Pindamonhangaba. Atualmente, mais de 200 educandos (meninos e meninas) participam das atividades.
“Nossa principal missão não é apenas formar atletas, mas trabalhar em prol da transformação da criança e do jovem, mostrando uma sociedade melhor para cada um. Assim, trabalhamos também toda a família de forma integral”, ressalta o coordenador do projeto de esporte, Luis Henrique Silva.
Este trabalho é desenvolvido pela Pastoral da Juventude, com a coordenação do padre Tércio. A proposta não é falar de religião propriamente, mas sim de valores, de princípios e da transformação dos jovens na sociedade.
O professor André Luis da Silva Correa comanda o time feminino de futsal, com o apoio dos profissionais: João Gabriel (futsal feminino e masculino) e Felipe Pinheiro (futsal feminino, masculino e vôlei).
André conta que joga futsal desde muito jovem, que é apaixonado por esportes e que está neste projeto há cerca de um ano e meio. “Além de amar futsal, minha maior motivação é tirar essas meninas das ruas, é dar oportunidade para elas se tornarem pessoas melhores através do esporte”, emociona-se André. “Sabe o que mais me motiva todos os dias? É que pra mim, além de ser uma terapia estar aqui, auxiliar essas meninas, com o amor que colocamos em cada aula, comprova que nosso sonho não é apenas que elas tornem-se atletas profissionais, mas que aprendam valores como, disciplina, respeito e companheirismo”.
Samira Aparecida é mãe da aluna Samara. Ela levava a filha aos treinos e ficava assistindo. Um dia, o professor André a convidou para participar dos treinos também, ela aceitou e há dois meses faz parte da equipe: “É muito bom jogar novamente, relembro a minha adolescência… Sou muito grata ao professor pelo convite. Isso é maravilhoso e me fez um bem danado”, disse Samira. “Ele é um professor que se preocupa de verdade com cada uma dessas meninas, é um profissional nota 10”.
Os treinos femininos acontecem todas as terças e quartas-feiras das 19 às 21 horas, para meninas a partir dos 11 anos de idade, na quadra do Salesianos, que fica na avenida São João Bosco, 727, Santana.

  • Futsal feminino tem cerca de 30 meninas de diversas idades, até mães participam do projeto