Edutran promove Blitz Educativa Mirim

Todos os alunos dos 4° anos das escolas municipais irão participar do projeto

Colaborou com o texto Jennifer Gonçalves
***
O Edutran, projeto de Educação para o Trânsito da Prefeitura de Pindamonhangaba, é realizado há 10 anos, e em 2017 o projeto tem sido executado com os alunos das 4ª séries de todas as escolas municipais. No primeiro semestre do ano, 11 escolas irão participar da Blitz Educativa Mirim. É a primeira vez que a atividade é realizada e, consiste em os alunos transmitirem em cartinhas tudo o que aprenderam durante as aulas e depois entregarem aos motoristas da região.
As aulas de educação são práticas e teóricas. Anteriormente, o encerramento do projeto era feito com uma redação, mas este ano os profissionais do Edutran recomendaram que as crianças elaborassem cartinhas e as professoras sugeriram que elas fossem entregues aos motoristas. “O projeto teve uma aceitação muito boa, com resultados positivos. Os motoristas estão gostando muito e está repercutindo até nas redes sociais. Essa é uma ideia que veio pra ficar. Os adultos adoram receber as cartas e assim como as crianças eles ficam muito empolgados”, explica o coordenador do projeto José Ouverney Junior.
Os alunos dos 4° anos C e D, da Escola Municipal André Franco Montoro, participaram da blitz na tarde de quinta-feira (29) vestindo aventais com ilustrações temáticas sobre trânsito e fizeram cartazes.
O objetivo é ensinar as crianças a participarem do trânsito de forma consciente, sabendo das regras e dicas de segurança, podendo assim influenciar os pais a terem melhores atitudes, além de se tornarem bons motoristas no futuro.
A professora Maura Benedita dos Santos Ribeiro, explica que as atividades que o Dutran promove na escola são primordiais, e os pais devem trabalhar com a escola para formar uma nova geração consciente: “aqui é uma avenida e tem grande perigo e a conscientização começa dentro de casa e na escola, por isso, a gente tem que passar esses valores para as crianças, para eles repassarem para os pais, agirem de forma mais educada no trânsito”.
A aluna Letícia da Silva comenta que gostou muito das aulas e que aprendeu uma série de coisas, como por exemplo: respeitar os semáforo, os pedestres e os ciclistas, e na cartinha explicou todas as regrinhas aos motoristas. Já a aluna Carolina Ribeiro afirma que o mais divertido foram as brincadeiras educativas realizadas e ela escreveu em sua cartinha sobre os cuidados que os ciclistas devem ter no trânsito. “Eu aprendi que os ciclistas devem andar na ciclofaixa ou ciclovia e a noite têm que usar todos os equipamentos, principalmente a lanterna e o capacete”.

  • Os alunos dos 4° anos C e D participaram da Blitz Educativa Mirim