Eleições 2020: pandemia do coronavírus altera rotina e prazos

Cartório Eleitoral de Pindamonhangaba conta com duas linhas fixas para tirar dúvidas da população

Como já vem sendo amplamente divulgado na mídia nacional, em virtude da pandemia do coronavírus, no Brasil as eleições de 2020 foram adiadas para novembro deste ano – por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 18/20).
Os dois turnos das eleições serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro deste ano. Além das mudanças no calendário eleitoral, a proposta alterou outros prazos referentes aos pleitos municipais.
De fato, a pandemia afetou a rotina da grande maioria dos segmentos e com a Justiça Eleitoral não poderia ser diferente. Um dos maiores desafios desta eleição até o momento para o setor é a seleção de mesários. “Ela está sendo feita, a princípio, por meio de uma consulta aos mesários que trabalharam nas eleições de 2018 e queiram trabalhar nesta. A convocação está sendo feita de forma online via Whatsapp, de forma inédita”, contou o Chefe do Cartório Eleitoral de Pindamonhangaba, João Amaro Pinheiro. “Aqueles que desejam trabalhar de forma voluntária podem se inscrever no site do Tribunal Eleitoral de São Paulo, que serão encaminhados para Pindamonhangaba”.

Números atualizados
De acordo com João Amaro, atualmente, Pindamonhangaba conta com 118000 mil eleitores aptos a eleição deste ano. O pleito da cidade disponibilizará 320 sessões e 68 colégios eleitorais.
Pode votar este ano todo cidadão que estiver com seu título eleitoral em dia, inclusive, quem não conseguiu realizar a biometria: “eleitores que não cadastraram sua biometria ainda poderão votar nesta eleição. Entretanto, após as eleições de novembro terão que cadastrá-la ou terão seu título bloqueado”, afirma João.
Já eleitores que porventura tenham completado 18 anos no período de quarentena e não tiraram seu título de eleitor não poderão votar nas eleições de 2020, por conta do prazo estipulado pelo Tribunal Eleitoral.

Transferências
João explica que “da mesma forma que novos títulos não poderão ser feitos, as transferências de uma cidade para outra ou de um bairro para o outro também não estão mais disponíveis”.
Segundo ele, a principal dificuldade este ano é relacionada às fake news: “por falta de informação, a população acaba sendo enganada, acreditando em informações falsas ou desencontradas”, esclarece. Em virtude disso, ele acrescenta que o cartório eleitoral de Pindamonhangaba esta com duas linhas fixas para sanar qualquer dúvida existente da população: (12) 36428544 e (12) 36481606.
O mesário que tiver interesse em trabalhar este ano também pode entrar em contato através dos telefones citados.
Outras dúvidas podem ser sanadas através do email: ze090@tre-sp.jus.br .

Normas sanitárias: Para preservar a saúde dos eleitores e dos trabalhadores das eleições deste ano, além de muita informação, foi necessário pensar em estratégias para manter o distanciamento na hora da votação; realizar a higienização dos espaços, a distribuição de álcool em gel, entre outras ações.

  • Cartório Eleitoral fica na rua Francisco Glicério, 418, no Jardim Boa Vista - Créditos da imagem: Célio Almeida
  • Créditos da imagem: Célio Almeida