Eleitores vão às urnas no domingo para escolher prefeito e vereadores

Neste domingo (2), eleitores brasileiros devem ir às urnas para escolher o prefeito e os vereadores de seus municípios pelos próximos quatro anos.
A votação começa às oito horas e termina às 17 horas. Para votar é necessário levar um documento oficial com foto recente. Embora não seja obrigatório apresentar o título eleitoral, é importante que o eleitor confirme no documento sua sessão eleitoral.

Os documentos oficiais para comprovação de identidade que serão aceitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto. Certidão de nascimento e de casamento não serão aceitas.

O objetivo é promover maior segurança na identificação do eleitor e evitar episódios em que pessoas votam por outras, valendo-se do fato de o título de eleitor não conter foto.
O uso de telefones celulares, máquinas fotográficas e filmadoras dentro da cabine de votação é proibido.
Se o eleitor perdeu o título e não sabe onde é sua sessão eleitoral pode procurar o Cartório Eleitoral da cidade ou descobrir o endereço pelo site do TRE-SP.

É importante lembrar que a chamada “cola” pode ser levada pelos eleitores, pois facilita e torna mais ágil o processo de votação. Por isso, no dia da eleição, leve anotados os números dos seus candidatos.

Imagens: Divulgação