Elenco da peça “Medeia em Faces” relata experiências com temporada de apresentações online

Está chegando ao fim e já deixando saudade a temporada deste primeiro semestre do espetáculo “Medeia em Faces”, da Cia de Teatro Variante. Em meio ao cenário de pandemia, a peça foi encenada pelas atrizes e o ator do elenco seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, e assistida pelo público à distância, de forma online, por meio da plataforma Sympla Streaming, integrada ao Zoom. A sequência de apresentações realizadas em abril, que acontece através do edital do PROAC Expresso (Estadual), por meio da Lei Aldir Blanc, termina neste fim de semana, com mais duas noites de espetáculo nos dias 24 e 25, seguido de um debate guiado pelo professor Fábio Mendes.
Ainda há ingressos gratuitos para as duas noites – a reserva pode ser feita pelo site: https://www.sympla.com.br/produtor/ciadeteatrovariante

Emoções da nova temporada
Quem traz uma mistura de sentimentos com a retomada da peça e os desafios de apresentar sem ter o público presente são os integrantes da Cia de Teatro Variante, do IA3.ORG. “O que há de mais belo no teatro, e na arte em si, é que ela encontra sua própria forma de falar, de se comunicar, de tocar outras almas e de manter-se frente a qualquer que seja o desafio ou contratempo. A arte comunica”, afirma a atriz Nat Mendrot. “Posso dizer que me sinto muito feliz e privilegiada em saber que, mesmo em épocas tão difíceis como essa que vivemos, posso chegar até às pessoas e aos lares dispostos a receber um acalanto para suas almas; e, por certo, a arte traz esse acalanto.”
Presente deste a retomada do espetáculo “Medeia em Faces”, em 2018, Laura Alves destaca gostar mesmo da presença do público, ainda mais em uma história “tão cheio de força”, mas avalia as necessidades de adaptação para o momento. “O online possibilita chegar em vários lugares, e as pessoas ainda ficam no conforto e segurança de suas casas”, diz ela, que reforça sobre a peça: “Medeia é realmente um espetáculo transformador, pra quem faz e pra quem vê.”
O ator Murilo Belvedereze também ressalta que “teatro é calor humano”, mas afirma ver as apresentações online como um “ato de resistência” dos artistas. “O teatro não para e, mesmo com essa situação caótica que estamos vivendo, precisamos passar nossa mensagem também. E é legal ver que dessa forma online estamos conseguindo atingir pessoas de longe”, reforça o ator. Sobre a nova temporada de “Medeia em Faces”, Murilo diz: “Foi um grande desafio, pois lidamos com situações que não estávamos acostumados: o público virou câmeras, o uso de microfones e face shields. Porém, [atuamos] sempre pensando que, independentemente de ser online, a emoção precisava ser a mesma, e a mensagem que o espetáculo passa tem que chegar do mesmo modo.”
A encenação da peça acontece a partir da Estação Ferroviária Central do Brasil, localizada na região central de Pindamonhangaba (SP) – o prédio é tombado como patrimônio histórico pelo Governo Federal e está em concessão formal ao IA3.ORG.

Sinopse do espetáculo
“Medeia em Faces” traz de forma íntima o mito, até hoje recorrente em nossa sociedade, que desafia o tempo ao aproximar a mulher grega da mulher contemporânea provocando o paradoxo da razão versos emoção no público, ao julgar essa amante que oscila entre o mito e o humano. Ela é a bruxa, a mãe e a dona de casa, um ser passional que usa todo o seu conhecimento para dar à Jasão, seu marido, o poder desejado e, em retribuição, é traída por ele. Sem família, sem rumo, ultrajada vai às últimas consequências, do amor incondicional à ira irreversível, ao assassinato dos seus filhos que ela tanto ama.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação