Em live, Prefeitura dá detalhes da pandemia em Pinda e alerta população

A live sobre o estado da pandemia por coronavírus em Pindamonhangaba, promovida pela Secretaria de Saúde do município, dia 25 de junho, alcançou milhares de pessoas. Durante o evento foram quase 600 pessoas online e cerca de 650 perguntas, além de 12 mil visualizações até o início da tarde de ontem.
A transmissão de cerca de uma hora e trinta minutos, contou com explicações da secretária de Saúde, Valéria dos Santos, da secretária adjunta, Mariana Freire, e da coordenadora técnica do comitê de enfrentamento ao Covid-19, Mariah Prata. Elas fizeram explanações sobre a importância do distanciamento social, do uso de máscaras, higienização das mãos, evitar aglomerações dentre outras medidas necessárias para evitar a contaminação por coronavírus.
As representantes municipais também destacaram os procedimentos da Secretaria de Saúde para evitar e combater a doença – que são os estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, bem como secretaria Estadual e outros órgãos sanitários.
A live foi conduzida pelo secretário adjunto de Governo Alexandre Pió, que fazia a intermediação das perguntas dos internautas com o corpo técnico da reunião. Dentre os pontos mais abordados pela internet estava o número de leitos de UTI e enfermaria.
“Atualmente possuímos 15 leitos exclusivos de UTI covid19 na rede pública e sete na rede particular, podendo aumentar se for necessário. Estamos em constante monitoramento dos internados e do avanço da doença”, afirmou a secretária Valéria.
Outro ponto bastante questionado durante a live foi sobre os testes e procedimentos de isolamento, dúvidas esclarecidas por Mariana Freire e Mariah Prata, que ainda deu detalhes sobre o agravamento do quadro de saúde dos pacientes e a necessidade constante de ficar atento aos sintomas.
Os internautas também interagiram a respeito de fiscalização no transporte público, no comércio, ruas e praças da cidade. As perguntas foram respondidas e com destaque para uma ação em parcerias entre diversas secretarias municipais com a Polícia Militar, agendada para este fim de semana.
A questão da volta às aulas, os cuidados com adequados e as restrições sobre o isolamento domiciliar também forma abordados pelo público e pelas representantes da saúde, bem como cuidados especiais para gestantes e lactantes.
Quem quiser assistir ao vídeo, basta acessar o Facebook da Prefeitura ou o canal da Prefeitura no Youtube /PrefeituradePindamonhangaba.

  • Créditos da imagem: Divulgação