Editorial : Em prol da cidadania

Em prol da cidadania

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) formou mais uma turma de alunos dos 5º anos em Pindamonhangaba.

A solenidade ocorreu no Ginásio de Esporte da Cidade Nova e formou, oficialmente, a turma do segundo trimestre de 2022 do programa.

Em parceria com a Rede Municipal de Ensino, e ministrado por policiais voluntários, o Proerd acontece uma vez por semana, durante três meses, em escolas dos municípios participantes do projeto.

O programa sintetiza-se como uma ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado, os professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade – buscando, sobretudo, prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre os estudantes.

A iniciativa educacional brasileira tem como base o Dare (Drug Abuse Resistance Education) – programa educacional norteamericano, criado por uma professora e Psicopedagoga, em conjunto com um chefe do Departamento de Polícia, em 1983.
Atualmente, o programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países, incluindo o Brasil.

Para a Polícia Militar, peça fundamental nessa engrenagem, “o Proerd tem grande relevância tanto para a PM quanto para a sociedade; e resume um trabalho de quase 30 anos. Um trabalho de prevenção ao uso de drogas e de formação de cidadãos mais críticos e que sabem fazer boas escolhas. E é isso que interessa para a gente: trabalhar, junto com a família e com a sociedade, a formação, cada dia mais, de cidadãos melhores”.