Editorial : Em prol do meio ambiente

Embelezar a área, reurbanizar, valorizar a flora regional e nacional e celebrar o “Dia Mundial do Meio Ambiente” – 5 de junho. Estes foram alguns dos objetivos do plantio de árvores que aconteceu na praça ao lado da rua 7 de Setembro, em Pindamonhangaba.

Participaram da ação crianças do projeto “Ecologistas do Futuro”, da Casa Verde (Vila São Benedito). Na ocasião, eles puderam por a “mão na massa”, auxiliando na plantação das primeiras árvores, além de aprenderem, de forma teórica, noções sobre o plantio e a importância do projeto paisagístico.

A praça receberá, ao todo, 53 árvores de 16 espécies diferentes. Para a escolha das espécies foram levadas em consideração características para formação de jardim, além de priorizar a concepção de floresta urbana integrando a arborização entre os elementos que compõem o espaço urbano – visando converter a praça em um ecossistema natural e socialmente integrado.

Também foram observadas questões como adequação e acessibilidade, pois algumas árvores possuem raízes que, com o passar dos anos, acabam gerando transtornos para as calçadas.

É de grande responsabilidade social pensar no meio ambiente e também em todas as pessoas que frequentam esses espaços urbanos.