Emoção marca formatura de 1.800 alunos da Rede Municipal de Ensino

Show do “Balão Mágico” abriu cerimônia na última sexta-feira (14)

A Praça do Quartel recebeu, na sexta-feira (14), a formatura de 1.800 alunos dos quintos anos da Rede Municipal de Ensino. O evento foi realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, com apoio do Fundo Social de Solidariedade, e reuniu estudantes, pais, professores e autoridades municipais para a cerimônia, que foi marcada pela emoção.
A tarde começou com o show do “Balão Mágico”, trazendo no palco Simony, Mike e Tob, e os maiores sucessos dessa turma que marcou a infância de muitos dos presentes, acima dos 35 anos, mas que agitou também a criançada com sucessos como “Superfantástico”, conhecido por todas as gerações.
Na sequência do show, ocorreu a cerimônia simbólica de formatura. Todas as crianças receberam camisetas, algumas turmas aproveitaram para assinar e deixar mensagens para os amigos nas camisetas e, com certeza, guardarão para sempre este dia na memória. Afinal, a formatura marcou a despedida das crianças da Rede Municipal de Ensino, e, agora, algumas irão para a Rede Estadual e outras para a particular.
Todos os formandos (organizados por escolas) foram chamados ao palco e tiraram uma foto com as autoridades presentes. Em seguida, foram levados à tenda dos fotógrafos, onde puderam fazer sua foto individual, que ficará como lembrança oficial desta data.
O evento contou, ainda, com a participação dos alunos oradores, Matheus Florindo Ferreira e Camila Vitória da Silva, da Escola Municipal Arthur de Andrade. A professora Rosângela Moraes Pinto, da Escola Municipal Professora Julieta Reale Vieira, falou em nome de todos os professores. Alunos e professora receberam homenagens.
Abrilhantando ainda mais o evento, as crianças do projeto “Musicando na Escola” prepararam uma apresentação especial com canções natalinas e uma composição de um dos pais, refletindo sobre a temática da formatura. O projeto é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação da Prefeitura e a Corporação Musical Euterpe, teve início neste ano, e é realizado com os alunos da Escola Municipal Professor Augusto César Ribeiro.

Novo ciclo

De acordo com a dirigente regional de ensino, Gicele de Paiva Giudice, os alunos serão bem-vindos na Rede Estadual, onde serão acolhidos e poderão dar continuidade aos seus estudos com a mesma qualidade oferecida pela rede municipal.
Para o secretário de Educação da Prefeitura, professor Júlio Valle, esse momento da formatura é muito importante para os estudantes, pois marca o encerramento de um ciclo muito especial para o desenvolvimento das crianças. “Essa formatura vem para reconhecer o mérito de nossas crianças, homenageá-las com uma cerimônia própria e celebrar essa conquista, que é a nova fase que vem pela frente”, destacou.
O prefeito Isael Domingues recebeu todos os formandos, um a um, e conversou com crianças e professores. “Essa é uma primeira experiência, voltada para homenagear as crianças, pais e professores, por todo o esforço em conjunto para que os alunos chegassem a essa etapa tão importante do seu desenvolvimento como cidadãos. Pretendemos realizar sempre essa formatura, claro que vamos aperfeiçoar a cada ano, mas a ideia é que este momento não passe em branco na vida dos estudantes. Afinal, a educação faz a diferença pra quem tem o mundo inteiro pela frente”, concluiu.

  • Simony, Mike e Tob subiram no palco para o show do “Balão Mágico” e encantaram crianças e adultos
  • Uma multidão aproveitou o repertório de músicas infantis
  • Formatura do 5º ano de Rede Municipal de Educação de Pindamonhangaba. (Foto: Alex Santos/PortalR3)