Emoção marca início da vacinação contra Covid-19 em Pindamonhangaba

Vacinados descreveram momento como um misto de gratidão, esperança, renovação e alívio

“Eu fico muito emocionada em ser a primeira a ser vacinada e representar essa equipe gigante de profissionais que atuam na linha de frente: são médicos, enfermeiros, técnicos, o pessoal da limpeza e tantos outros envolvidos, que desenvolvem um excelente trabalho. Este é só um pontapé. Espero que todos sejam imunizados para que a gente possa enfrentar esse vírus”, salientou a médica coordenadora da Rede de Urgência Covid-19, dra. Bruna Ribeiro de Campos Monteiro – primeira profissional em Pindamonhangaba a ser imunizada, com a primeira dose, da vacina contra Covid-19.
Junto com ela, o dr. André Horta Nasser Mantovani, fisioterapeuta da Rede de Urgência Covid-19 no município, também foi imunizado com a primeira dose da vacina e descreveu o momento. “Maravilhoso! Nos traz esperança e nos dá força em nossa caminhada. Saio daqui renovado. Temos esperança de que tão logo todos estarão vacinados”, comentou
André acrescentou que “no dia a dia é cansativo… São dias de superação como profissional, como ser humano, como pai de família; porque a gente acaba abrindo mão da rotina com nossa família, com filho, avó, e da vida social para se dedicar ao cuidado com outras vidas; sempre buscando não se contaminar para não contaminar outras pessoas. Lembrando que a gente não trabalha sozinho: são médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, o profissional que atende; o que limpa; o que entrega a comida, a secretaria de Saúde que sempre nos deu suporte grande, enfim, é uma equipe grande atuando na linha de frente.
Foi com esses depoimentos que Pindamonhangaba iniciou, nessa quinta-feira (21), a imunização contra Covid-19 – nesses dois profissionais que trabalham no Hospital de Campanha do Cidade Nova e nas UPAs do Araretama e de Moreira César.
“Hoje é um dia muito importante para todos nós, o início da vacinação contra a covid-19 em Pindamonhangaba. Essa data acende uma esperança enorme para todos, estamos entrando na reta final na luta contra essa doença, com muita esperança. Mas temos que continuar firmes, nos protegendo, todos usando máscara e evitando aglomerações”, enfatizou o prefeito em exercício Ricardo Piorino – que acompanhou a chegada do caminhão com as vacinas, e o primeiro dia de vacinação.
Mesmo à distância, o prefeito Isael Domingues está acompanhando as ações do início da imunização em Pinda. “Estamos todos muito felizes e esperançosos com este início de imunização em nossa cidade. Venho recebendo informações do Ricardo Piorino, diariamente, e estamos no aguardo do Ministério da Saúde para que novos lotes da vacina cheguem a Pindamonhangaba”, comentou.

“Se eu posso deixar um conselho à população é este: não se esqueçam que os cuidados continuam! Usem máscaras; lavem bem as mãos; usem álcool em gel; evitem aglomerações, protejam-se e protejam seus familiares. Há muitas equipes profissionais renunciando suas rotinas para atuar nesse combate!”

Dr. André Horta Nasser Mantovani
Fisioterapeuta da Rede de Urgência Covid-19

“Nesses quase doze meses de pandemia, eu vivi muito além do hospital de campanha: eu chorei, eu sorri, eu me desesperei… Recebi abraços calorosos de pacientes quando deixavam o hospital; também recebi abraços de familiares diante da perda… Foram mais de mil pacientes que passaram por esses locais e nossas equipes estavam lá, desempenhando o melhor que podiam, com o imenso apoio da secretaria de Saúde”.

Dra. Bruna Monteiro
Médica coordenadora da Rede de Urgência Covid-19

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Doutor André Matonvani recebe a primeira dose da vacina contra Covid-19; ao lado, dra. Bruna Monteiro - Créditos da imagem: Divulgação