Editorial : Empreender e inovar

Até a próxima sexta-feira (15), a Fatec Pinda recebe inscrições para a “Escola de Inovadores”, um curso gratuito que tem como objetivo ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em startups.
Fenômeno recente na história, as startups estão renovando mercados e, em alguns casos, desafiando os modelos existentes.
Uma Startup é a empresa que consegue somar a tecnologia disponível no mercado com as necessidades apresentadas pela população. Além de criar novas tecnologias, muitas observam uma inovação e desenvolvem outras maneiras de utilizar aquele conhecimento.
Um exemplo bem conhecido é a norte-americana Uber, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte urbano, que começou como uma startup em 2009 e hoje opera em mais de 600 centros urbanos pelo mundo com um faturamento de mais de US$ 9 bilhões. A empresa mudou a forma dos brasileiros de se relacionar com o transporte coletivo.
De acordo com o Censo StartSe 2017, os três setores com mais startups no país são tecnologia da informação, comércio e varejo e educação. Considerando a importância das startups para o progresso e o crescimento de uma nação, incentivos governamentais são fundamentais e esse curso gratuito é um exemplo da atuação do poder público no fomento do empreendedorismo.
Tudo isso nos leva a concluir que a partir dos ideais empreendedores, produtos e tecnologias que simplificam tarefas rotineiras surgem ou são aperfeiçoados, proporcionando comodidade e praticidade para a comunidade em geral. Todos saem ganhando!