Empresa de Pinda é reconhecida como “Destaque em Melhores Práticas Étnico-Raciais”

A Novelis – empresa que atua no ramo de laminados e reciclagem de alumínio, com planta em Pindamonhangaba –, recebeu o prêmio “Destaque Étnico-Racial” promovido pelo GPTW em parceria com o IDBR. A premiação aconteceu durante o jantar beneficente ‘Sim à Igualdade Racial’ realizado no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, com a presença de artistas, ativistas e empresários brasileiros.
O “Destaque” foi criado para mapear o que as melhores empresas estão fazendo para atrair, reter e se conectar com profissionais e comunidade negra, e o reconhecimento reforça o compromisso da Novelis em promover a diversidade.
No fim do ano passado, a Novelis lançou o “IguAl”, programa de diversidade que tem como objetivo fomentar um ambiente mais inclusivo nas unidades da empresa na América do Sul. Como parte do programa, a empresa realizou workshops com 100% de seus colaboradores a fim de sensibilizá-los sobre o tema. Além disso, foram criados grupos de afinidades de etnia e gênero, que se reúnem periodicamente para debater caminhos para tornar o ambiente inclusivo e com oportunidades iguais para todos os seus talentos.
Como primeiro resultado do projeto, a Novelis contratou 27% de negros em seu programa de estágio deste ano, ultrapassando com folga a meta estabelecida de 10%. Outra iniciativa foi a parceria com a Afrobras, ONG que tem como finalidade fomentar a inclusão socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. A iniciativa propõe 10 compromissos com os quais a empresa deve se engajar para a Promoção da Igualdade Racial.
Para Tadeu Nardocci, Presidente da Novelis América do Sul, apoiar essa causa promove a transformação e acelera o processo de inclusão. “A Novelis está trabalhando para construir um futuro livre de preconceitos e esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. O “IguAl”, apesar de recente, já apresenta resultados importantes e estamos muito orgulhosos com essa conquista”, conclui.
A fábrica da Novelis em Pindamonhangaba é atualmente o maior centro de reciclagem e laminação de alumínio da América do Sul, com capacidade de produção de 600 mil toneladas de chapas de alumínio por ano.

  • Cem por cento dos colaboradores participaram de workshops sobre temas como etnia e diversidade de gênero