“Encontro de Contadores de Histórias” agita fim de semana

Pindamonhangaba recebe o “1° Encontro de Contadores de Histórias de Pindamonhangaba” que acontece neste sábado (18) e domingo (19). O projeto é voltado a educadores, artistas e à população em geral, desde crianças até adultos.
No sábado (18), das 9 às 12 horas, ocorre o “Ciranda de Prosa” no auditório do Senac Pinda. As artistas Regina Machado e Mafuane Oliveira fazem um resgate do uso das narrativas orais. Elas abordarão pontos importantes a respeito da arte de contar histórias, construindo suas reflexões e falas sobre o assunto com base na própria formação e experiência profissional.
Para participar, é necessária inscrição pelo link disponibilizado no Facebook do evento (Ciranda de Histórias – Encontro de Contadores de Histórias de Pindamonhangaba).
No mesmo dia, na parte da tarde, o Bosque da Princesa recebe Regina Machado, Mafuane Oliveira, Cia. Chaveiroeiro e Grupo Ziriguidum para uma tarde de contação de histórias a partir das 14 horas. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Museu Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
Já no domingo (19), das 10 às 12 horas, ainda no Bosque, acontece o encontro entre o grupo “Ciranda de Histórias” e o projeto “Casa de Histórias”, formados por contadoras, arte-educadores e artistas da cidade e região, que recebem ainda a dupla Lili Flor & Paulo Pixu, vinda de São Paulo. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Lar São Judas, em frente ao Bosque da Princesa.
O objetivo do projeto é incentivar a criação e o fortalecimento de grupos de contadores de histórias da cidade e região, além de estimular a formação de público, promover o acesso aos bens culturais, valorizar a cultura tradicional da infância e incentivar a leitura, através do diálogo artístico e do fortalecimento das práticas dos grupos envolvidos.
O evento é gratuito e contemplado pelo Edital ProAC – Municípios e pelo Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais da Prefeitura de Pindamonhangaba.