Energia solar é opção para reduzir custos e poluir menos

Bruna Castro
Bruna Silva
Franciele Faturine
Rodrigo Laranjeira
Rodrigo Leite

A preocupação com a quantidade de emissão de gás carbônico na camada de ozônio é uma das maiores aflições da sociedade atual. A fim de diminuir tal atividade, pesquisadores de todo o mundo procuram encontrar formas de vivermos bem sem agredir o planeta. Assim, surgiu o conceito de energia sustentável, que é a forma de obter energia a partir de recursos inesgotáveis, e que não geram poluição ao planeta.
A partir dessa ideia, o engenheiro mecânico e mestrando pela Unitau (Universidade Taubaté) Jorge Yago Oliveira, desenvolveu a Photomotoneta que funciona a partir de energia solar ou elétrica.
Segundo Jorge, a ideia da Photomotoneta – um protótipo de uma motocicleta movida a energia solar – surgiu da necessidade da locomoção de sua casa para a faculdade. Ele passou a pensar num meio de transporte alternativo que tivesse baixo custo, agilidade que não dependesse somente da energia elétrica e fosse autossustentável.
A Photomotoneta funciona a partir de painéis solares fixados em sua capota, que permitem que o box de bateria seja carregado. Também é possível carregá-la pela rede elétrica residencial, através da conexão acoplada a qualquer tomada 110v. Quando totalmente carregada, a Photomotoneta possui autonomia de 30km, podendo ser prolongada quando em contato com a claridade e raios solares. Sua velocidade máxima é de 48km/h e a capacidade de carga é de 100kg.
Os materiais da composição são alumínio e fibra de vidro. De acordo com o engenheiro criador do projeto, o alumínio foi escolhido, pois possui resistência e leveza, possibilitando desta forma a eficiência do motor, gerando cargas duradouras.
“Estamos desenvolvendo um estudo de produção e comercialização do produto. Atualmente estamos na fase de aprimoramento do protótipo e iniciando a construção de outros protótipos”, afirma Yago quando perguntado sobre o intuito de levar o projeto ao mercado.
Mas não é somente para a criação de projetos que visam a mobilidade urbana de maneira sustentável que a energia solar é utilizada. Como uma forma de energia sustentável e que não gera poluição ao meio ambiente, a energia solar possui vantagens como ser um método inesgotável, não poluente e pode ser utilizada em áreas remotas.
A engenheira ambiental Nicoly Lourenço assegura que as energias sustentáveis que aproveitam recursos naturais geram um impacto menor ao meio ambiente. Em Pindamonhangaba, algumas casas de conjuntos habitacionais possuem as placas para a captação para o uso e energia solar.
Para Franciele Oliveira, moradora do bairro Araretama, a utilização da placas produz uma economia notória na renda mensal. O único desafio é que não há como utilizá-la em dias que não são ensolarados.
O painel para a captação de energia solar varia de trezentos a mil e duzentos reais de acordo com a voltagem desejada e estima-se que ele pode gerar uma economia de 50 a 95% na renda mensal. Desta forma o dinheiro empregado trará um retorno a longo prazo.
A energia solar é uma ótima opção para o Brasil, pois além de ser uma fonte renovável e não poluente, é possível obtê-la em todas as estações porque o país possui grande incidência solar.