Editorial : Engrandecimento para a alma

“A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados”. Atribuída ao filósofo René Descartes, a frase comprova o que os amantes da leitura afirmam: “ler com afinco é como ouvir o próprio autor falando aos nossos ouvidos”. E de fato, o escritor fala. O livro fala, deixa mensagens, reflexões e narrativas.
Nesse contexto, as bibliotecas exercem um papel fundamental na proliferação da leitura, do conhecimento e da “conversa com o autor”. Às vezes, de maneira literal.
Em Pindamonhangaba, um dos locais que proporcionam essas oportunidades é a Biblioteca Pública Municipal Maria do Carmo Santos Gomes – “Dona Carminha”, que em 2017 comemora dez anos de existência.
Localizada no bairro Vila São Benedito, em Moreira César, a biblioteca tem oferecido diversas atividades à comunidade em celebração ao aniversário. O espaço leva o nome da “Dona Carminha”, de 82 anos, ex-professora, ex-parteira, ex-vereadora, e atualmente voluntária de projetos sociais.
Que as contações de histórias e as “conversações com autores” continuem a encher a mente de conhecimento e a alma de alegria!