Ensaio fotográfico retrata beleza de mulheres com câncer

Objetivo é transmitir nas imagens, superação, positividade, autoestima e esperança das pacientes em tratamento

Um ensaio fotográfico feito em 2018 ganhou repercussão neste mês, por conta das campanhas do ‘Outubro Rosa’. As fotos retratam três mulheres, duas delas pacientes de câncer e uma que sofre de alopecia (doença caracterizada pela rápida e repentina perda de cabelos do couro cabeludo ou de qualquer outra região do corpo) e viralizaram nas redes sociais.
O projeto foi ideia da maquiadora Ludy Martins, que convidou os amigos Rondy Rodrigues, cabeleireiro e proprietário do salão onde ela trabalha; e Mateus Marx, fotógrafo, para se juntarem a ela. “Minha irmã fez transplante de rim e durante o tratamento dela eu tive contato com muitas pacientes de câncer e surgiu a idéia de fazer alguma coisa que pudesse ajudar no tratamento. Na mesma ocasião conheci a Messina, que convidei para participar do ensaio. Ela topou e trouxe mais duas amigas”, conta Ludy.
Messina da Silva Valeriana dos Santos, que teve câncer nas duas mamas; Elaine Aparecida, que tratou um câncer no ovário; e Maria Heloísa dos Santos Vieira, que tem alopéia, foram as personagens da coleção de fotos. “Quando recebi o convite, aceitei na hora, mas nem foi por uma questão pessoal. Eu sou bem resolvida. Tirei os dois seios, fiz 13 sessões de quimioterapia e 30 sessões de radioterapia. Pra mim, o que sempre me preocupou foi continuar viva. Se teria que tirar ou não os seios, são detalhes que não importaram. Mas quis fazer as fotos como alerta para outras mulheres. Para mostrar que o câncer existe e atinge a todas, sem distinção de idade, raça, classe social. Então, o diagnóstico precoce é muito importante e é a melhor chance de cura”, ressalta Messina, que é técnica em enfermagem.

Resgate
Foi o fotógrafo Mateus Marx quem registrou esse momento tão especial de forma voluntária. Fotos e histórias que para ele, representam a garra, a coragem e a persistência das mulheres, além de resgatar a beleza de cada uma. “Minha maneira de me expressar é através da fotografia e poder, com esse ensaio, atingir e conscientizar as mulheres foi incrível. Também saber como foi bom para a autoestima das meninas se verem bonitas, confiantes, foi muito importante para mim”, garante ele.
A iniciativa deu tão certo que os amigos pretendem expandir. “Estamos planejando um ensaio com mulheres vítimas de violência doméstica. São pessoas que também passam por situações muito difíceis, se sentem rejeitadas, sozinhas. Será um resgate da imagem delas, de quem elas são e que podem voltar a ser. Acredito que todos devemos usar nossos talentos para fazer algo de bom e é isso que tenho tentado fazer”, enfatiza Ludy, que também dará aulas de automaquiagem para vítimas de violência doméstica.

  • Fotos foram feitas em 2018, mas voltaram a ganhar repercussão neste mês, com as campanhas do ‘Outubro Rosa’