Editorial : Então é Natal!

O Natal está chegando e com ele, o ano de 2021 está se findando e um novo ano prestes a começar. E entre tantas incertezas, uma certeza é que nesta época, é comum fazermos um balanço do ano que passamos.

O Natal, por si só, é uma data que nos traz reflexões, projeções e tomadas de decisões para os próximos meses.

E neste Natal? Ele chegou e como nós estamos?

Não foi um ano fácil. Afinal, além de tudo que a Covid-19 destruiu, como milhares de vidas, de empregos e empresas, os números divulgados pelo Banco Central no último dia 16 de dezembro informam que a estimativa de inflação para o ano corrente aumentou de 8,5% para 10,2% com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A mais alta nos últimos 6 anos.

Isso, somado ao alto índice de desemprego e novas variantes do vírus da Covid-19 que ainda podem surgir, o resultado certamente não é nada animador.

No entanto, nem só de más notícias vive esse editorial que você lê. Não podemos deixar de citar (e enaltecer) o alto índice de vacinação da população brasileira contra a Covid-19, bem como a consciência e o esforço de cada um, em permanecer de máscaras e continuar desinfetando as mãos com álcool em gel. São hábitos que, de início, causaram estranhamento, e hoje fazem parte de nossa rotina. Cada um segue fazendo o seu pouco e juntos podemos fazer muito.

Chegou o Natal e vamos aproveitar para estar, presencialmente ou não, mais próximos das pessoas que amamos. É tempo de reflexão, mas também é tempo de gratidão e, principalmente, é tempo de emanar amor. E que essa atmosfera de esperança não se restrinja a essa semana. Que ela não termine no dia 25, mas que permaneça e que sigamos com fé e força para um 2022 melhor que o 2021 que se despede.

Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde e prosperidade!