Entendendo melhor o 5G

Já percebeu que para todo o acesso que se faz na internet você espera 5 segundos para algo acontecer?
É claro que a qualidade da banda de internet que se usa, interfere muito.
Mas, essa demora (vamos chamar assim) para o acesso a uma busca, chama-se latência.
E, existem vários meios para se diminuir essa latência, como usar cabo ethernet, reiniciar o modem, fechar aplicativos que não estão sendo usados, por final entrar em contato com o provedor.
Hoje a tecnologia usada em nossos celulares é o 3G e 4G, que significa a capacidade de se transmitir grandes quantidades de informações no menor tempo.
4G é a sigla que define a quarta geração de telefonia móvel, sucessora da segunda e terceira geração, ela funciona com a tecnologia LTE(Long Term Evolution), ou seja, a quantidade de informações de envio ou upload e de recebimento download são maiores e bem mais rápidas.
Mais de 30 países já contam com o funcionamento da 4ª geração de telefonia móvel, na Austrália, Alemanha, Japão, Arábia Saudita, Reino Unido, Estados Unidos, Kuwait, Taiwan, Emirados Árabes Unidos e Coréia do Sul já consomem mais dados em 5G do que em 4G.
Com o crescente número de usuários de dispositivos móveis, as redes precisam evoluir para atender as novas demandas. Com a chegada da conexão 5G, a expectativa é de que os usuários experimentem velocidades muito superiores e transmissões de dados mais altas.
O 5G trará consigo uma revolução em todas as interações de empresas com empresas, consumidores com empresas, consumidores com outros consumidores e também de empresas e consumidores com os objetos e coisas, pois a tecnologia é 20 vezes mais rápida que o 4G.
Na Coréia do Sul, por exemplo, o 5G é uma realidade desde 2019, aqui no Brasil, encerrando o primeiro trimestre de 2021 ainda estamos discutindo o leilão das teles, que já promete novamente ser postergado para o 2º semestre do ano – e o 5G periga ficar para 2022 ou até 2023, o que vai atrasar ainda mais o avanço tecnológico que o país poderá obter com essa tecnologia.
Resumindo, com a tecnologia 5G as transmissões de dados ficarão muito mais rápidas, e como consequência a latência ou espera na transmissão ficará imperceptível.

Verifique se o seu celular aceita redes 5G
Acesse suas Configurações, em seguida em Conexões, vá em redes móveis, na sequência, em dados móveis, ou seleção de banda, entre as opções, você pode escolher tipo de rede preferencial, se o 5G está integrado nas redes é porque está disponível.
5G é um futuro muito promissor para a conectividade das cidades brasileiras.

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56.011/SP
Presidente da AJOP