Entrega de duas unidades de pronto atendimento trará mais avanços para a saúde de Pinda

Apesar do momento de grande crise face ao Covid-19, que o mundo todo vem passando, Pindamonhangaba receberá nos próximos dias um grande avanço na área da saúde. As duas unidades de Pronto Atendimento estão sendo finalizadas e serão entregues à população, beneficiando milhares de moradores da região leste e oeste.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, neste momento de pandemia do coronavírus, esses equipamentos serão transformados em Hospital de Campanha Covid-19.
Na Cidade Nova, a unidade terá capacidade para 30 leitos de tratamento intermediário para pacientes testados positivo para Covid-19, especialmente para aqueles que não precisam de UTI mas de cuidados hospitalares intermediários. Médicos, enfermeiros, equipamentos necessários em leitos estão preparados para atender esse momento crítico da pandemia. Esta UPA contará com leitos de retaguarda com respiradores.
No Araretama, a unidade já será aberta como UPA 24 horas para a população utilizar neste momento para situações de urgência e emergência. A unidade poderá receber também leitos de retaguarda de alta complexidade com respiradores, caso seja necessário. Estes leitos serão destinados aos pacientes em estado mais delicado, que inspirem cuidados intensivos.
“Tudo isso será somado a mais 11 novos leitos UTI da Santa Casa que já estão em funcionamento, deixando a cidade preparada para enfrentar um quadro mais crítico do vírus. Temos ainda o apoio da UPA Moreira César e nosso hospital da rede pública”, afirmou a secretária de Saúde, Valéria dos Santos.
Segundo a secretária, após o enfrentamento do coronavírus, a Prefeitura irá se organizar para discutir com a população da região da Cidade Nova a utilização e os serviços do pronto atendimento do bairro. “Com certeza será um avanço. Estamos com todos os móveis, equipamentos, enxoval dos quartos e até equipe de atendimento para iniciar. Precisamos analisar a demanda e a forma de atender a demanda que está sendo reprimida em virtude da pandemia, com capacidade para atendimento de especialidades médicas”, afirmou Valéria dos Santos.
O prefeito Isael Domingues afirmou que essas novas unidades irão atender com padrão elevado de humanização. “O mesmo ambiente humanizado do Pronto-Socorro, da Saúde da Mulher, das novas UBSs que entregamos, da UPA de Moreira César, será padrão também no Araretama e futuramente no Cidade Nova”, garantiu.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • UPA do Araretama já será aberta como unidade 24 horas para dar suporte à população neste momento de enfrentamento ao Covid-19 - Créditos da imagem: Divulgação