Entrevista da Semana

O entrevistado dessa semana é o presidente da Acip (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba) Thiago Alves Derrico, que não exerceu a profissão de formação, mas que trabalha com paixão no que sabe “fazer de melhor”: atuar com imóveis. Na presidência há quase dois anos, Thiago falou sobre os principais resultados na sua gestão.

– TN: Thiago, há quanto tempo está à frente da Acip?
Estou há dois anos na presidência e como diretor, há cerca de cinco anos.

– TN: Qual a principal finalidade da Associação?
A principal finalidade da Acip é promover a cidade, o comércio e a indústria. E como que a gente faz isso? Desenvolvendo várias ações que promovam o comércio local, fazendo com que o dinheiro fique na cidade. Por exemplo, se a pessoa gasta no comércio ou na indústria de Pinda, quem recebeu o dinheiro pagará mais impostos; o dinheiro do imposto promoverá mais a cidade; e o empresário poderá contratar mais funcionários. Funcionários esses que podem ser da família de que comprou lá atrás. Ele ganhará o seu salário e continuará gastando na cidade e o município vai crescendo com isso e o dinheiro circulando, entende? Sintetizando, o principal objetivo da Acip é fazer com que a cidade cresça.

– TN: Como é mantida a Associação? E quem pode ser sócio?
É importante destacar que a Acip é uma entidade sem fins lucrativos, que funciona em um prédio próprio, comprado há muitos anos por um grupo de empresários que fundaram a associação. E que hoje, se mantém de duas formas: mensalidade dos associados e serviços prestados. Também é bom ressaltar que tanto eu, o presidente, o vice-presidente e toda a diretoria é voluntária, não temos salários na Acip; temos nossos próprios negócios e empresas;
Qualquer pessoa que tenha CNPJ (MEI) pode ser sócio da Acip.

– TN: Quais as principais mudanças e resultados na sua gestão?
Nossa primeira mudança foi relacionada às mídias sociais: Facebook; Instagram; Youtube, canais de comunicação que interagem mais com o público; até porque hoje é a internet quem manda, ela é que dita. Também implantamos o “Café com os Associados” e o “Café com a Imprensa”. Resgatamos a importância da Acip junto à sociedade e ao poder público.
Hoje, tudo o que envolve o comércio local, eles alinham conosco, pedem nossa opinião e sugestão sobre obras e eventos, e isso é muito bom. Nós funcionamos como parceira dos órgãos públicos e também como ‘cobradora’, depende da ocasião. Sempre deixo claro em entrevistas que a Acip é uma entidade ‘suprapartidária’, porque político todos nós somos, mas para a associação o que importa é o crescimento da cidade.
Também conseguimos para os associados um dos mais baratos convênios médicos da região. E isso é gratificante para a Acip.

– TN: Qual a próxima meta da Acip?
Além de continuar inovando e promovendo a cidade, nossa meta é trazer para Pinda a “Sala do Empreendedor”. Já visitamos em outra cidade da região e pudemos perceber o quanto agiliza muito a vida do empresário, por exemplo, antes, eles levavam cerca de 50 dias para abrir uma empresa, hoje abrem em um dia.
O que vejo para a Acip é cumprir nosso lema: “a Acip acredita que é preciso ousar para realizar o futuro”. Então é o que espero da nossa e de outras gestões: ousar sempre, estar à frente e de portas abertas para os comerciantes, para a indústria e para os prestadores de serviços.

– TN: Quem é o Thiago Derrico?
Eu sou uma pessoa apaixonada pela minha família e por imóveis. Eu posso dizer que eu fui uma pessoa, mas que hoje eu me sinto outra. Porque eu entendi que é muito bom ganhar dinheiro, mas que precisamos ter tempo para usufruir. O Thiago de hoje quer ser leve, ter qualidade de vida e dar valor a momentos simples, como brincar com a minha filha no Bosque da Princesa, por exemplo. Por estarmos o tempo todo ligados, ficamos muito preocupados com o que as pessoas vão pensar e acabamos deixando de viver. Por isso, precisamos voltar a ser humanos e viver.
– TN: Qual seu ramo de atuação e formação?
Eu trabalho desde os 13 anos de idade. Comecei com meu pai na imobiliária dele, entregando panfleto na porta de eventos como a Expovap para conseguir a pulseira dos shows. É claro que eu tinha vergonha, mas depois, eu percebi que eu sabia conversar e sabia vender. E mais do que isso, quando os adolescentes precisavam ‘convencer os pais’ para ir a algum lugar, eu já tinha o meu dinheiro e já podia bancar minhas viagens, por exemplo.
Eu sou formado em Direito, mas não exerço. Trabalhei muitos anos com o meu pai e próximo de completar 30 anos montei a minha própria empresa. Já morei fora do País, já vendi imóveis em outros países e já alcei vôos altos… Hoje, eu quero continuar trabalhando, mas sem acelerar, sem atropelar. Eu quero curtir minha família, ter qualidade de vida e ser feliz.

– TN: Qual sua principal aspiração de vida?
Eu digo que eu me reinvento todos os dias… Eu segmentei minha imobiliária, no meio da crise; eu fiz o caminho inverso e hoje só trabalho com imóveis comercias. Tudo isso é reflexo da minha escolha de viver a vida de maneira mais leve, inovando sempre, mas sem aqueles paradigmas que nos bloqueiam e não deixam a gente crescer.

– TN: Como você vê Pindamonhangaba?
Eu sou pindamonhangabense e amo nossa cidade. Estamos localizados num eixo privilegiado. Perto da capital, da praia, da serra. Temos a linha férrea, que atrapalha o trânsito, mas que permite o escoamento de mercadorias; e que pode fazer a cidade crescer ainda mais. Pinda tem um dos maiores territórios do Estado de São Paulo, ainda temos muito espaço para crescer. A cidade tem mais de 90% de água tratada e de rede esgoto, tem cidades que não tem nem 5%. A Novelis, a Confab e a Gerdau estão fazendo investimentos em suas unidades. Então, o que precisamos é unir as mãos para que a cidade cresça. Uma sugestão que deixo é que a cidade tenha um sistema de ‘Compliance’, que seria estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos, atendendo as normativas dos órgãos reguladores. Creio que isso seja prioridade e atrairá ainda mais empresas e parcerias.

RAIO-X DA ACIP

A Acip existe há: 48 anos
Tem: 8 colaboradores
Associados: 413
Thiago Derrico é o presidente de número 17
Endereço: Rua Deputado Claro César, 44, centro.