Entrevista da Semana

A diretora do Senac de Pindamonhangaba, Ana Cláudia Galhardo Palma, é a entrevistada dessa semana. Há quase três décadas na instituição, ela nos conta como foi o desafio de dirigir uma unidade nova, formando equipes, captando alunos e envolvendo a comunidade local nas ações que a unidade desenvolve.

TN: Quantos anos tem a instituição Senac e a unidade de Pindamonhangaba?
No Estado de São Paulo, o Senac tem mais de 70 anos. A instituição foi fundada no pós-guerra, com o objetivo de preparar as pessoas para o mundo do trabalho, já que as pessoas precisavam se capacitar. Já a unidade de Pinda foi inaugurada no dia 28 de fevereiro de 2018. Estamos cerca de um ano e meio em funcionamento.

TN: Qual a principal missão do Senac?
A missão principal do Senac é preparar pessoas para o mercado de trabalho em atividades de comércio, bens e turismo. Nossa essência é capacitar pessoas para o mundo do trabalho.

TN: Como o Senac é mantido?
A instituição é mantida pela Federação Nacional do Comércio através das empresas contribuintes.

TN: Cite os principais resultados desde que chegou à unidade?
Antes de vir pra Pinda, fui gestora da unidade de Guaratinguetá e da unidade de Taubaté (onde fiquei por mais de 20 anos). Em 2017, eu tive o convite para assumir a unidade de Pinda. Foi um desafio grande encarar uma unidade nova, do zero; mas, eu encarei como um presente e estou muito feliz aqui. Compor uma equipe nova; entender a cidade e conhecer suas necessidades e seu entorno, pois embora seja tudo perto, cada cidade tem suas necessidades, sua cultura e interesses diferentes. Ainda estamos em processo de entendimento porque atuamos somente um ano e meio, mas já temos uma resposta positiva do nosso trabalho.
Nossa grande conquista é que em um ano e meio já somamos mais de mil alunos. Temos uma oferta de bolsa significativa, fechamos 2018 com 1.500 bolsas de estudo, é muita gente contemplada. Então, a presença do Senac é forte na comunidade. Nossa unidade é uma das mais modernas do Vale do Paraíba e com uma programação diversificada. Estamos entre as dez unidades do Estado de São Paulo a oferecer o Ensino Médio Técnico em Informática.
Outro exemplo positivo foi a ideia empreendedora do concurso ‘O Melhor Lanche de Rua da Cidade’. O impacto que teve na economia do município. Um projeto dos alunos – nós apenas apoiamos e estimulamos –, mas a ideia foi deles. Ouvir o depoimento dos alunos e dos comerciantes é gratificante. Isso só comprova que nossa proposta pedagógica, que é empreender, está dando certo.

TN: Quais as próximas metas para esta unidade?
A grande novidade para 2020 é o curso inovador do ‘Ensino Médio Técnico em Informática’, que funcionará da seguinte forma: no primeiro ano o aluno sai com a qualificação de Assistente de Suporte de Manutenção em computadores; no segundo, como Assistente de Operação de Redes de Computadores e no terceiro ano, como Assistente de Desenvolvimento de aplicativos Computacionais; e o conjunto desses três anos forma o Técnico em Informática. Uma coisa bacana é que se o aluno tiver 16 anos ele já pode participar de estágios, além de já sair preparado para o Enem. Estamos com matrículas abertas e restam poucas vagas, pois a falta de qualificação profissional nessa área é grande; às vezes, até sobram vagas.
Outra grande meta é aumentar a oferta de bolsas para o próximo ano.

TN: Qual a sua formação ou área de atuação?
A minha graduação foi na área de psicologia, mas depois eu fiz pós-graduação em Gestão Escolar, em Gestão Empresarial e Mestrado em Desenvolvimento Humano. A minha formação acabou me direcionando para área administrativa, porque como gerente e diretora de unidade a gente acaba tendo esse olhar não só pedagógico, mas principalmente, administrativo. E a psicologia acabou me ajudando bastante porque lidamos com gestão de pessoas; com administração de conflitos; temos muito contato com os alunos; precisamos coordenar as equipes e ter essa habilidade de lidar com pessoas.

TN: Há quanto tempo está no Senac e por que quis estar nesta empresa?
Eu estou no Senac há 27 anos. Eu entrei muito nova, praticamente me formei na faculdade e tive a oportunidade de entrar como trainee na área de educação. E como eu sempre gostei muito dessa área, eu acabei me encontrando e me encantando.
Eu quis ficar porque o Senac está sempre se renovando, se atualizando, atento às tendências de mercado, do ponto de vista da formação de pessoas; está sempre em contato com o que há de mais moderno em termos de tecnologia educacional… E tudo isso faz com que a gente se encante e permaneça. Quem gosta de educação nunca abandona essa área. De uma forma ou de outra estamos sempre educando porque é gratificante.

TN: Qual sua relação com o município de Pindamonhangaba e com a região?
Eu sou do Vale, sou natural de Guaratinguetá, e Pinda para mim simboliza o novo. Em quase 30 anos de casa, assumir uma unidade nova e compor uma equipe representa renovação. Pinda para mim significa reaprender; usar os conhecimentos que tenho em algo novo… E eu acho Pinda uma cidade maravilhosa e acolhedora. Eu fui muito bem recebida pelas pessoas, a unidade também foi muito bem recebida. O município tem uma magia de estar recuada da via Dutra e estar próxima a serra, com tantos encantos naturais, com uma história de criação cheia de empoderamento…
Além disso, a cidade tem um grande público jovem. Nossos alunos, em sua maioria, é jovem – que é convidado a dialogar, que acolhemos, damos voz e respeitamos a diversidade. O Senac Pinda é um espaço que acolhe a todos e que procura fazer o melhor para o desenvolvimento local. Por exemplo, estamos cuidando da praça do bairro através do ‘Pinda Florida’ – um projeto que vem ao encontro dos nossos valores. A artista que fez as artes aqui pra gente também pintou o coreto. Então, nossas atividades têm esse olhar de ‘vem para o Senac, vem pra rua, cuide do entorno! Temos essa ‘pegada’ de convidar as pessoas a participarem, a se envolverem. Queremos realmente fazer uma entrega à sociedade. Não apenas do aluno, mas de toda a sua família e da comunidade em que estamos inseridos e em Pinda isso é possível.

TN: Quais as suas metas de vida?
É fazer o melhor possível profissionalmente para a minha equipe e para a unidade, buscando realizar a melhor entrega para a sociedade. Fazer o melhor pela educação, porque acredito que a educação transforma e mostra horizontes diferentes para o outro. Então, minha maior meta de vida é, nesse microcosmo onde estamos inseridos, dar a minha contribuição para a cultura de paz.

RAIO-X Do senac pinda
Idade: 1 ano e 7 meses
Funcionários: 70 colaboradores
Alunos: Até início de outubro, mais de mil alunos
Endereço: Avenida Suiça, nº. 1255, bairro Santana. Telefone: 3521-8500.

 

  • Ana Cláudia prestigiando a exposição sobre Ney Matogrosso - primeira na unidade