Editorial : Equidade de gênero

Pindamonhangaba receberá várias ações em celebração ao “Dia Internacional da Mulher” – comemorado em 8 de março. Neste sábado (7), na praça Monsenhor Marcondes haverá corte de cabelo, massagens, orientações nutricionais e sobre os direitos da mulher.

Colaboram e apóiam esta iniciativa o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres; as secretarias de Saúde, de Assistência Social, e as instituições: Senac; Etec; Coalizão; Apamex; Cepam; doceria Carollices.

O shopping da cidade também promoverá atividades especiais para celebrar a data. As ações abordam saúde, bem-estar e beleza, além de workshop de automaquiagem, exposição fotográfica, aula de dança e um show com a cantora Sarah Ávila – com um repertório pop internacional.

Por mais que todo ano ressurja a pergunta “Por que ter uma data se todo dia é dia da mulher?”, iniciativas de apoio, de proteção e de valorização da mulher são muito válidas porque incitam o debate sobre o papel dela na sociedade.

Além disso, estes eventos não deixam calar as estatísticas sobre a violência contra mulher, mostrando que, infelizmente, o feminicídio ainda é real. Muitas vezes, acobertados por tradições, machismo, intolerância e tantos outros “motivos” desumanos.

Que a gente possa evoluir. Debater. Parabenizar as mulheres e defender seus direitos todos os dias, até alcançarmos a (quase utópica) equidade de gênero!