Editorial : Equilíbrio e planejamento

Desde meados deste mês de setembro, o Estado de São Paulo passou a ter todas as regiões na fase amarela do “Plano São Paulo” de enfrentamento ao coronavírus.

Com isso, a retomada econômica permite atendimento presencial em bares, restaurantes, salões de beleza, academias, shoppings, comércios de rua, escritórios em geral e concessionárias, entre outros estabelecimentos.

Em Pindamonhangaba e em toda a região, a abertura dos comércios traz boas expectativas aos empresários e, principalmente, ao pequeno empreendedor. Isso porque após cerca de seis meses de pandemia e de todo impacto sanitário, econômico, psicológico, sociológico, político, religioso e cultural que esta crise vem deixando, talvez seja a hora de começar a “respirar mais aliviado”.

No entanto, ainda não é o momento de “afrouxar as rédeas”; o momento pede cautela, planejamento e muito equilíbrio. É o que diz o economista e professor universitário ouvido por nossa reportagem.

Para ele, um dos grandes aprendizados desta crise sanitária e econômica é ter em mente que precisamos ainda de mais técnica, de reservas, de estudo, de planejamento, de economia criativa, de substituições e claro, a frase mais usada neste período: precisamos nos reinventar diariamente!

É nosso dever nos reinventarmos como pessoas, como empresas, como seres humanos e como construtores de um mundo melhor para se viver. Com responsabilidade intelectual, social, ambiental, econômica e cultural todos os dias!